Disclosure social e isomorfismo nas empresas listadas no índice de sustentabilidade empresarial
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346599181Resumen
O objetivo desta pesquisa consiste em examinar a existência de práticas de disclosure social nas empresas que compõem o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), sob o enfoque do isomorfismo, ou seja, comparar se a divulgação ou não de determinada prática social, pelas maiores empresas que compuseram o ISE, são também divulgadas pelas demais empresas. Para mensurar o disclosure social, adotou-se a métrica proposta por Vieira (2006), composta por 16 itens de divulgação referentes às informações sociais, a serem evidenciados nos Relatórios Anuais das empresas. O grupo das “maiores empresas” foi formado pelo Banco Brasil SA (1º Lugar) e Banco Bradesco SA (2º Lugar). A amostra se constitui nas 37 sociedades de capital aberto listadas no ISE na versão 2010/2011. Os resultados forneceram subsídios para admitir a hipótese de que as maiores empresas serão seguidas pelas demais empresas quanto à divulgação de informações sociais.
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