Disclosure social e isomorfismo nas empresas listadas no índice de sustentabilidade empresarial

Autores/as

  • Patrícia Vasconcelos Rocha Mapurunga
  • Bruno Chaves Correia-Lima
  • Allan Pinheiro Holanda

DOI:

https://doi.org/10.5902/198346599181

Resumen

O objetivo desta pesquisa consiste em examinar a existência de práticas de disclosure social nas empresas que compõem o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), sob o enfoque do isomorfismo, ou seja, comparar se a divulgação ou não de determinada prática social, pelas maiores empresas que compuseram o ISE, são também divulgadas pelas demais empresas. Para mensurar o disclosure social, adotou-se a métrica proposta por Vieira (2006), composta por 16 itens de divulgação referentes às informações sociais, a serem evidenciados nos Relatórios Anuais das empresas. O grupo das “maiores empresas” foi formado pelo Banco Brasil SA (1º Lugar) e Banco Bradesco SA (2º Lugar). A amostra se constitui nas 37 sociedades de capital aberto listadas no ISE na versão 2010/2011. Os resultados forneceram subsídios para admitir a hipótese de que as maiores empresas serão seguidas pelas demais empresas quanto à divulgação de informações sociais.

 

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Biografía del autor/a

Patrícia Vasconcelos Rocha Mapurunga

Mestre em Administração e Controladoria - Universidade Federal do Ceará (UFC)

Bruno Chaves Correia-Lima

Doutorando em Administração - Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Allan Pinheiro Holanda

Mestre em Administração e Controladoria - Universidade Federal do Ceará (UFC)

Publicado

2015-06-30

Cómo citar

Mapurunga, P. V. R., Correia-Lima, B. C., & Holanda, A. P. (2015). Disclosure social e isomorfismo nas empresas listadas no índice de sustentabilidade empresarial. Revista De Administração Da UFSM, 8(2), 267–281. https://doi.org/10.5902/198346599181

Número

Sección

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