Consumo consciente como determinante da sustentabilidade empresarial: respeitar os animais pode ser um bom negócio?

Autores/as

  • Maria Cecília Galli Lugnani Souza Petrobras Distribuidora S.A. - BR
  • Letícia Moreira Casotti Instituto COPPEAD de Administração, da Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Celso Funcia Lemme Instituto COPPEAD de Administração, da Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5902/198346599022

Resumen

DOI: 10.5902/198346599022 Este estudo exploratório tem como objetivo compreender as reações dos consumidores em relação aos maus tratos praticados contra os animais em processos industriais de produção de carne, os quais geram dor, sofrimento e estresse. O estudo utiliza metodologia quantitativa, com uma survey através da internet, que conta com a utilização de um vídeo que ilustra práticas industriais de criação de animais utilizadas para acelerar o processo de produção e aumentar a produtividade, tais como espaço mínimo e amputações de membros. Além de tentar avaliar o grau de conhecimento que os consumidores têm sobre esses procedimentos, a pesquisa busca identificar o potencial de mudança de hábitos de consumo decorrente do contato com a nova informação. O estudo mostra que, em geral, os consumidores não têm conhecimento sobre os padrões de manejo para a produção de carne. Após terem acesso a imagens das fazendas industriais, mudam sua percepção, o que pode indicar uma ameaça para as empresas que mantiverem os processos e modelos de negócios atuais. Além disso, consumidores se mostram propensos a pagar preços mais elevados por produtos certificados, que assegurem ausência de maus tratos aos animais, sinalizando para as empresas a existência de uma oportunidade de mercado.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Celso Funcia Lemme, Instituto COPPEAD de Administração, da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Departamento de Finanças e Controle Gerencial

Atuação em ensino, pesquisa e consultoria nas áreas de Sustentabilidade Corporativa e Finanças Corporativas.

Publicado

2013-07-02

Cómo citar

Souza, M. C. G. L., Casotti, L. M., & Lemme, C. F. (2013). Consumo consciente como determinante da sustentabilidade empresarial: respeitar os animais pode ser um bom negócio?. Revista De Administração Da UFSM, 6, 229–246. https://doi.org/10.5902/198346599022