Configurações Estratégicas em MPEs: uma análise da atuação de mulheres empreendedoras do setor de serviços de Londrina - PR
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346598897Resumen
A presente pesquisa busca verificar a existência de diferentes configurações no processo de formação de estratégia em pequenas empresas do setor de serviços de Londrina/PR. Como referencial teórico utilizou-se os estudos de Cochia e Machado da Silva (2004) acerca do contexto ambiental, Miles e Snow (1978) e os quatro tipos de estratégia, Carland, Carland e Hoy (1992, 1998) e Inácio e Gimenez (2004) para mensurar o grau empreendedor, e Bailey e Avery (1998)) para a classificação dos tipos estratégicos. Quanto aos procedimentos metodológicos a pesquisa classifica-se como quantitativa, descritiva e exploratória. Realizou-se um censo com as 70 empresas de serviço associadas à CMEG/FECOMERCIO. Quanto aos resultados observou-se que a maioria dos dirigentes dessas empresas tem atitude Empreendedora; que o principal tipo de estratégia competitiva adotado foi a Incremental; que o contexto ambiental das empresas é local; e a dimensão predominante no desenvolvimento da estratégia é a Prospector, ou seja, são empresas que buscam continuamente ampliar a linha de produtos/serviços.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Hasta 2023, los derechos de autor fueron transferidos por los autores a ReA/UFSM. A partir de 2024, los autores de artículos publicados por ReA/UFSM conservan los derechos de autor de sus obras.
La revista adopta la licencia Creative Commons (CC-BY 4.0), que permite reutilizar y distribuir los artículos sin restricciones, siempre que se cite adecuadamente el trabajo original.

