Preço e renda como determinantes da demanda por bens de luxo no Brasil: um estudo econométrico com produtos importados da Nomenclatura Comum do Mercosul
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346598475Resumen
Este artigo oferece uma abordagem alternativa ao promover a análise dos determinantes da demanda por produtos de luxo a partir de dados de importação de mais de mil bens da tabela de produtos da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM). Com base no volume de importações entre janeiro de 2000 e março de 2011, foram testadas duas hipóteses sobre os determinantes da demanda: preço e renda. Os resultados revelam que apenas a renda é estatisticamente significante na determinação da demanda. Esses resultados estão de acordo com o que se discute na teoria econômica, que define como bens de luxo aqueles cuja elasticidade-renda da demanda é superior a um. A não significância estatística do fator preço pode ser consequência de uma limitação metodológica, em função da proxy utilizada, ou pode ser resultado das características da demanda não funcional: consumidores estariam dispostos a adquirir esses bens mesmo diante de preços mais elevados.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Hasta 2023, los derechos de autor fueron transferidos por los autores a ReA/UFSM. A partir de 2024, los autores de artículos publicados por ReA/UFSM conservan los derechos de autor de sus obras.
La revista adopta la licencia Creative Commons (CC-BY 4.0), que permite reutilizar y distribuir los artículos sin restricciones, siempre que se cite adecuadamente el trabajo original.

