A heterogeneidade entre pequenas empresas: identificando modelos de gestão em uma aglomeração produtiva

Autores/as

  • Bruno Tavares
  • Luiz Marcelo Antonialli Universidade Federal de Lavras
  • Cristina Lelis Leal Calegario Universidade Federal de Lavras
  • Cleber Carvalho de Castro Universidade Federal de Lavras
  • Afonso Augusto Teixeira de Freiras Carvalho Lima Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.5902/198346597543

Resumen

Uma das principais características das pequenas empresas é a elevada heterogeneidade entre elas, questão que é pouco estudada, especialmente em aglomerações produtivas. Tendo isso em vista, este artigo tem como objetivo compreender a heterogeneidade entre as firmas e como essa diferença se manifesta nas aglomerações. A fim de evitar fragmentação excessiva, o trabalho agregou as empresas em grupos relativamente homogêneos, segundo as competências empresariais propostas pelo modelo do Estudo da Competitividade da Indústria Brasileira (ECIB) (COUTINHO; FERRAZ, 1993). As variáveis foram validadas por meio do alpha de Cronbach, sendo formados grupos homogêneos pela análise de cluster hierárquico. A coleta de dados foi realizada em empresas do ramo da confecção na aglomeração produtiva de Divinópolis, Minas Gerais. Os resultados permitiram concluir que a aglomeração produtiva em estudo apresenta heterogeneidade entre as empresas, sendo tais diferenças reveladoras do modo como as organizações se comportam na indústria e no mercado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bruno Tavares

Luiz Marcelo Antonialli, Universidade Federal de Lavras

Doutor em Administração pela FEA/USP, professor dos cursos de graduação, mestrado e doutorado em Administração da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Cristina Lelis Leal Calegario, Universidade Federal de Lavras

Professora de Economia da UFLA, graduada em Economia Doméstica - UFV, mestrado em Administração - UFLA e Ph.D - Applied Economics UGA/EUA. Atuação em Economia Industrial: Impacto do IDE para Economias Locais, Estratégia de Multinacionais, Aglomerações Espaciais, Governança Corporativa.

Cleber Carvalho de Castro, Universidade Federal de Lavras

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e doutor em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006).

Afonso Augusto Teixeira de Freiras Carvalho Lima, Universidade Federal de Viçosa

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001); Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998).

Publicado

2015-11-09

Cómo citar

Tavares, B., Antonialli, L. M., Calegario, C. L. L., Castro, C. C. de, & Carvalho Lima, A. A. T. de F. (2015). A heterogeneidade entre pequenas empresas: identificando modelos de gestão em uma aglomeração produtiva. Revista De Administração Da UFSM, 8(3), 515–531. https://doi.org/10.5902/198346597543

Número

Sección

Articles

Artículos más leídos del mismo autor/a