Atuação responsável ou jogo de mercado? Entendendo a relação empresa-mídia para a efetivação do consumo sustentável

Autores/as

  • Minelle Enéas da Silva UFRGS
  • Luis Felipe Machado Nascimento UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5902/198346597177

Resumen

Quanto aos relacionamentos que podem ser observados entre diferentes stakeholders para atendimento de demandas da sociedade, percebem-se mudanças voltadas para o desenvolvimento sustentável, na busca por novas práticas de produção e consumo, atualmente insustentáveis. Com isso, assume-se a possibilidade de um novo contexto social, com ações responsáveis e voltadas para essa nova perspectiva. Assim sendo, o objetivo deste artigo é identificar qual a relação entre o Walmart Brasil e a mídia local para a efetivação do consumo sustentável no varejo de supermercados em Recife, Pernambuco, com base na marca Hiper Bompreço. Com caráter exploratório e abordagem qualitativa, esta pesquisa, conduzida sob a forma de um estudo de caso, considera o consumo sustentável como seu pano de fundo a fim de reconhecer relações entre os atores selecionados. A discussão realizada e as conclusões identificadas indicam a existência de atuação responsável em ambas as partes, mesmo considerando como possível o jogo de mercado, o que pode ser evidenciado a partir do poder de influência que empresa e mídia têm sobre o indivíduo-consumidor e os demais atores da sociedade.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Minelle Enéas da Silva, UFRGS

Doutorando em Administração pela UFRGS. Mestre em Administração pela UFPE.

Luis Felipe Machado Nascimento, UFRGS

Professor do PPGA/UFRGS, coordenador do GPS - Grupo de Pesquisa em Sustentabilidade e Inovação

Publicado

2015-06-16

Cómo citar

Silva, M. E. da, & Nascimento, L. F. M. (2015). Atuação responsável ou jogo de mercado? Entendendo a relação empresa-mídia para a efetivação do consumo sustentável. Revista De Administração Da UFSM, 8(1), 73–88. https://doi.org/10.5902/198346597177

Número

Sección

Articles