Gestão de projetos de eventos culturais em uma universidade pública federal: análise de práticas e proposições de melhoria
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346596590Resumen
Este artigo tem como principal objetivo descrever as práticas de gestão de projetos de eventos culturais adotadas pela Coordenadoria de Cultura (COC) de uma universidade pública federal, identificando pontos críticos e fornecendo base para a elaboração de uma metodologia específica para a organização pesquisada. A pesquisa adotou uma abordagem de análise predominantemente qualitativa, tanto para a identificação de práticas junto aos responsáveis pelo gerenciamento de projetos quanto para a condução de um estudo de caso sobre um projeto realizado pela instituição. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, observação participante e análise documental. Foi possível constatar que o gerenciamento e a organização de projetos de eventos na universidade estudada apresentam algumas peculiaridades, o que requer o desenvolvimento de processos singulares para a sua gestão. Além disso, quando comparada com as melhores práticas sugeridas na literatura, a gestão de projetos de eventos na universidade ainda se encontra em um estágio incipiente. Com base nos resultados, foram apresentadas algumas proposições de melhorias para a gestão de projetos de eventos culturais na COC, principalmente em relação à adoção de ferramentas de gestão de projetos e às atividades que devem ser executadas em cada uma das fases do ciclo de vida de um evento cultural.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Hasta 2023, los derechos de autor fueron transferidos por los autores a ReA/UFSM. A partir de 2024, los autores de artículos publicados por ReA/UFSM conservan los derechos de autor de sus obras.
La revista adopta la licencia Creative Commons (CC-BY 4.0), que permite reutilizar y distribuir los artículos sin restricciones, siempre que se cite adecuadamente el trabajo original.

