Publicações internacionais sobre sustentabilidade: uma revisão de artigos com o uso da técnica de análise de conteúdo qualitativa
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346596519Resumen
Esta pesquisa tem como objetivo analisar as categorias que emergem de artigos relacionados ao tema da sustentabilidade em publicações internacionais, por meio do uso da técnica de análise de conteúdo qualitativa, buscando identificar as principais abordagens, contribuições, lacunas teóricas e sugestões para novos estudos. Para aplicação da técnica, foram analisados 20 artigos sobre sustentabilidade em Journals que apresentam fator de impacto relevante, com base nas três etapas básicas para análise de conteúdo das publicações indicadas por Bardin (1977, 2010): (a) pré-análise; (b) exploração do material; (c) e tratamento dos dados, inferência e interpretação. Os resultados encontrados demonstram que as principais teorias que são associadas ao tema da sustentabilidade são: a teoria dos recursos e capacidades, a teoria institucional, a teoria dos stakeholders, a teoria da orientação de mercado do marketing, a teoria da cadeia produtiva e a vantagem competitiva. Todas buscam contribuir e explicar os fatores que facilitam e dificultam as práticas de sustentabilidade corporativa. Além disso, algumas sugestões para novas pesquisas foram identificadas e apresentadas na análise dos resultados deste estudo.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor y licencias: esta revista sigue siendo el titular de los derechos de autor de los artículos publicados. Para ser publicado, los autores deben firmar la Carta de transferencia de derechos de autor, que se envía a los autores por correo electrónico, otorgando derechos, incluida la traducción, a ReA / UFSM. La revista otorga a terceros el derecho a usar, reproducir y compartir el artículo de acuerdo con el acuerdo de licencia Creative Commons (CC-BY 4.0), como se indica en los documentos PDF de los artículos.