Comportamento do consumidor em cadeias agroalimentares curtas na região do Corede Rio da Várzea/RS/Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465964856Resumen
Uma demanda por produtos comprovada como cadeias agroalimentares curtas, especificamente como feiras livres, está relacionada ao aumento da exigência dos consumidores no que tange a preocupação com a qualidade dos ali
Objetivo – Analisar as intenções de compra do consumidor em feiras livres na região do Conselho Regional de Desenvolvimento (COREDE) Rio da Várzea/Rio Grande do Sul à luz da Teoria do Comportamento Planejado e dos fatores influenciadores no processo decisório.
Design/metodologia/abordagem – O escopo da pesquisa requer uma análise envolvendo a interação da TPB, do processo de tomada de decisão e dos fatores que influenciam o comportamento do consumidor, possibilitando a partir das inferências estatísticas analisar simultaneamente múltiplas variáveis através do uso da técnica de Modelagem de Equações Estruturais. O questionário foi aplicado a 195 consumidores das feiras livres utilizando a técnica de amostragem não-probabilística por conveniência.
Resultados – O modelo das relações causais das três crenças e dos quatro fatores influenciadores permitiu testar se os sete constructos se correlacionam. A correlação entre todos os indicadores foi significativa e positiva e o modelo que obteve maior significância foi o modelo do constructo referente aos Fatores Pessoais. Nesse modelo a preocupação com a saúde e a qualidade de vida foram as variáveis mais relevantes, permitindo concluir que a busca por uma vida saudável faz com que os consumidores se preocupem em procurar alimentos naturais, que são encontrados nas feiras livres.
Originalidade/valor – Estudos que abordam todo este contexto não foram realizados na região do COREDE Rio da Várzea.
s.
Descargas
Citas
Ajzen, I. (1991). The theory of planned behavior. Organizational Behavior and Human Decision Processes, 50(2), 179-211.
Ajzen, I. (2002). Residual Effects of Past on Later Behavior: Habitual and Reasoned Action Perspectives. Personality and Social Psychology Review, 6(2), 107-122.
Arvola, A., Vassallo, M., Dean, M., Lampila, P., Saba, A., Lahteenmaki, L., et al. (2008). Predicting intentions to purchase organic food. The role of affective and moral attitudes in the theory of planned behavior. Appetite, 50(2–3), 443-454.
Baudrillard, J (2017) The Consumer Society: Myths and Structures: Revised Edition. SAGE Publications Ltd. Retrieved May 20, 2019, from http://sk.sagepub.com/books/the-consumer-society-myths-and-structures-revised-edition
azane A. L., Machado, J. G. de C. F., & Sampaio, F. F. (2014). Análise das feiras livres como alternativa de distribuição de frutas, legumes e verduras. Revista Informe Gepec, 18(1), 119-137.
Chen, M. F. (2007). Consumer attitudes and purchase intentions in relation to organic foods in Taiwan: Moderating effects of food-related personality traits. Food Qual. Prefer., 18, 1008-1021.
Costa, A. C. M., Peres, M. Jr., Prado, M. C. do, & Silva, R. F. (2010) Análise dos fatores motivacionais e determinantes no processo de decisão de compra do consumidor turístico no entorno do Parque Nacional da Serra da Canastra na região de São Roque de Minas (MG). Revista Brasileira de Ecoturismo, 3(2), 215-234.
Dalcin, D. (2013). Os estilos de tomada de decisão e o desempenho econômico das propriedades rurais de Palmeira das Missões/RS. Doctoral thesis, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil. Available: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/89731
Darolt, M. R., Lamine, C., Brandenburg, A., Alencar, M. de C. F., & Abreu, L. S. (2016). Alternative food networks and new producer-consumer relations in France and in Brazil. Ambiente & Sociedade. 19(2), 1-22.
Engel, J. F., Blackwell, R. D., & Miniard, P. W. (1995). Cosumer Behaviour. 8th ed. Orlando: The Dryden Press.
Fagundes, P. de M., Andreatta, T., Sarturi, G., & Zuzatto, L. C. (2015). Plano Estratégico de Desenvolvimento do COREDE Rio da Várzea 2015 – 2030. Retrieved Oct 15, 2019, from http://planejamento.rs.gov.br/upload/arquivos/201710/13111131-plano-rio-da-varzea.pdf
Fundação de Economia e Estatística – FEE. COREDE Rio da Várzea, 2018. Retrieved Oct 15, 2019, from https://www.fee.rs.gov.br/perfil-socioeconomico/coredes/detalhe/?corede=Rio+da+V%E1rzea
Gomide, C. S. Atitudes, Normas Subjetivas e Controle Comportamental Percebido de uma população universitária em relação ao consumo de água: análise à luz da Teoria do Comportamento Planejado (TPB). Masters dissertation, Universidade Federal de Viçosa, MG, Brasil. Available: https://www.locus.ufv.br/handle/123456789/6618
Goodman, D. (2003). The quality 'turn' and alternative food practices: reflections and agenda. Journal of Rural Studies, 19(1), 1-7.
Gracia, A., & De Magistris, T. (2008). The demand for organic foods in the South of Italy: A discrete choice model. Food Policy, 33(5), 386-396.
Hair, J. F., Babin, B., Money, A. H. & Samouel, P. (2015). Essentials of Business Research Methods, 3rd ed. New York: Routledge. Retrieved Oct 8, 2019, from https://doi.org/10.4324/9781315716862
Hoefkens, C., Verbeke, W., Aertsens, J., Mondelaers, K., & Camp, J. Van. (2009). The nutritional and toxicological value of organic vegetables: consumer perceptions versus scientific evidence. British Food Journal, 111(10), 1062-1077.
Hollander, M., & Wolfe, D. A. (1999). Nonparametric Statistical Methods. New York: John Wiley & Sons.
Hoppe, A. Comportamento do consumidor de produtos orgânicos em Porto Alegre em dois canais de distribuição. Masters dissertation, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS, Brasil. Available: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2755
IBGE (2017). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Agropecuário 2017: resultados definitivos. Retrieved May 10, 2019, from https://sidra.ibge.gov.br/pesquisa/censo-agropecuario/censo-agropecuario-2017
Kawecka, A., & Gebarowski, M. (2015). Short food supply chains – benefits for consumers and food producers. Journal of Agribusiness and Rural Development, 3(37), 459-466.
Kotler, P., & Keller, K. L. (2016). Marketing Management. 15th ed. Global Edition. Harlow, United Kingdom: Pearson.
Leeuw, A., Ajzen, I., Schmidt, P., & Valois, P. (2015). Using the theory of planned behavior to identify key beliefs underlying pro-environmental behavior in high-school students: Implications for educational interventions. Journal of Environmental Psychology, 42, 128-138.
Lima, D. D. Filho, & Silva, F. Q. (2012). Percepção do consumidor sobre produtos orgânicos. Revista Brasileira de Marketing, 11(1), 29-46.
Luiz, G. V. (2011). Características do Temperamento e suas Influências no Comportamento do Consumidor. Revista Brasileira de Marketing, 10(2), 30-53.
Magnusson, M. K., Arvola, A., Hursti, U-K. K., Aberg, L., & Sjoden, P-O. (2001). Attitudes towards organic foods among Swedish consumers. Br. Food J., 103(3), 209-227.
Malhotra, N. K. Pesquisa de Marketing: Uma orientação aplicada. 4a. Ed. Porto Alegre: Bookman. 2006.
Marsden, T., Banks, J., & Bristow, G. (2000). Food supply chain approaches: exploring their role in rural development. Sociologia Ruralis, 40(4), 424-438.
Martins, C. L. P. (2013). O Impacto da Internet no Processo de Decisão de Compra do Consumidor: O Caso dos Produtos Turísticos. Masters dissertation, Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal. Available: https://bdigital.ufp.pt/handle/10284/3809
Matte, A., Neske, M. Z., Borba, M. F. S., Waquil, P. D., & Schneider, S. (2016). Mercado de cadeias curtas na pecuária familiar: um processo de relocalização no território. Redes, 21(3), 137-158.
Morais, F. F. de, Silveira, M. A. da, Oliveira, L. H. M. de, Camargo, R. de S., & Caliari, M. (2012). Perfil dos consumidores de produtos orgânicos da feira agroecológica do mercado municipal de Goiânia-GO. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, 7(4), 64-70.
Mowen, J.C. & Minor MS. (2001). Consumer behavior: a framework. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall.
Nogueira, C. de M.; Fagundes, P, de M.; Christofari, L. F.; Velho, J. P.; Oliveira, M. M. de. As Cadeias Agroalimentares Curtas com ênfase nos consumidores. In: Mendonça, M. de S. (Org.). AGRONEGÓCIO: Técnicas, Inovação e Gestão. Guarujá - SP: Editora Científica, 2021. 1ed. p. 35-48.
Padilha L. R., Rosa, F. S. da, Souza, S., & Lanes, R. O. S. (2016). Perfil dos consumidores que frequentam a feira da agricultura familiar no município de Tupanciretã – RS. [Poster presentation]. 24th Seminário de Iniciação Científica, Ijuí, RS, Brazil.
Pierri, M. C. Q. M., & Valente, A. L. E. F. (2015). A feira livre como canal de comercialização de produtos da agricultura. [Paper presentation]. 53th Congresso de Economia e Sociologia Rural, João Pessoa, PB, Brazil, 53.
Renting, H., Marsden, T. K., & Banks, J. (2003) Understanding alternative food networks: exploring the role of short food supply chains in rural development. Environment and Planning, 35(3), p.393-410.
Robinson, R., & Smith, C. (2002) Psychosocial and Demographic Variables Associated with Consumer Intention to Purchase Sustainably Produced Foods as Defined by the Midwest Food Alliance. Journal of Nutrition Education and Behavior, 34(6), 316-325.
Scarabelot, M., & Schneider, S. (2012). As cadeias agroalimentares curtas e desenvolvimento local: um estudo de caso no município de Nova Veneza/SC. Revista Faz Ciência, 14(19), 101-130.
Schiffman, L. G., & Kanuk, L. L. (2010). Consumer Behavior. 10th ed. United Kingdom: Pearson. Retrieved May 20, 2019, from https://www.pearson.com/us/higher-education/product/Schiffman-Consumer-Behavior-10th-Edition/9780135053010.html
Schneider, S., & Ferrari, D. L. (2015). Cadeias curtas, cooperação e produtos de qualidade na agricultura familiar – o processo de relocalização da produção agroalimentar em Santa Catarina. Organizações Rurais & Agroindustriais, 17(1), 56-71.
Silva, E. B da, Cardoso, F. T., Souza, G. G. de, & Almeida, A. (2013). Perfil sócio econômicos de consumidores de produtos orgânicos. Revista Verde, 8(2), 83-89.
Silva, M. N. da, Cecconello, DS. T., Altemburg, S. G. N., Silva, F. N. da, & Becker, C. (2017). A agricultura familiar e os circuitos curtos de comercialização de alimentos: estudo de caso da feira livre do município de Jaguarão, RS, Brasil. Revista Espacios, 38(47), 7.
Silva D. S. O. S., & Costa C. C. (2011). Identificação dos consumidores de hortaliças da feira livre de Pombal-PB: aspectos socioeconômicos e culturais. Revista Verde, 6(1), 56-60.
Sociedade Brasileira De Sistemas De Produção - SBSP. Estímulo a cadeias curtas de comercialização. Retrieved Dec 4, 2019, from http://www.sbsp.org.br/Pagina/46/Estimulo-a-cadeias-curtas-de-comercializacao
Solomon, M. R. (2017). Consumer Behavior: Buying, Having, and Being, Global Edition, 12th ed. United Kingdom: Pearson.
Souza, R.A.M. (2005). Mudanças no consumo e na distribuição de alimentos: o caso da distribuição de hortaliças de folhas na cidade de São Paulo. Masters dissertation, Universidade Estadual de Campinas, SP, Brasil. Available: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/286330
Suszek, A. C. (2006). A importância da comunicação no processo de adoção do consumidor de produtos orgânicos. Masters dissertation, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. Available: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1189
Tarkiainen, A., & Sundqvist, S. (2005). Subjective norms, attitudes and intentions of Finnish consumers in buying organic food. Br. Food J., 107(11), 808-822.
Terra, S. B., & Costa J. E. L. (2017). Nível de informação e consumo da população sobre produtos orgânicos em Santana do Livramento, Rio Grande do Sul. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, 12(2), 311-318.
Trevizan, S. D. P., & Casemiro, A. D. (2009). Consumidores de produtos orgânicos em Vitória da Conquista, BA. [Paper presentation]. 2nd International Workshop Advances in Cleaner Production, São Paulo, SP, Brazil.
Zamberlan, L., Büttenbender, P. L., & Sparemberger, A. (2006). O Comportamento do Consumidor de Produtos Orgânicos e seus Impactos nas Estratégias de Marketing. EnANPAD. Retrieved Dec 10, 2019, from http://www.anpad.org.br/diversos/down_zips/10/enanpad2006-gctd-2027.pdf
Zemore, S. E., & Ajzen, I. (2014). Predicting substance abuse treatment completion using a new scale based on the theory of planned behavior. Journal of Substance Abuse Treatment, 46(2), 174–182.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista de Administração da UFSM
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Derechos de autor y licencias: esta revista sigue siendo el titular de los derechos de autor de los artículos publicados. Para ser publicado, los autores deben firmar la Carta de transferencia de derechos de autor, que se envía a los autores por correo electrónico, otorgando derechos, incluida la traducción, a ReA / UFSM. La revista otorga a terceros el derecho a usar, reproducir y compartir el artículo de acuerdo con el acuerdo de licencia Creative Commons (CC-BY 4.0), como se indica en los documentos PDF de los artículos.