Fatores que influenciam na estrutura de capital das empresas listadas na Bovespa
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346596279Resumen
http://dx.doi.org/10.5902/198346596279
O objetivo deste trabalho é estudar a influência das variáveis independentes, porte, rentabilidade, crescimento e tangibilidade na estrutura de capital das empresas listadas na Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) no ano de 2010. Para tanto, foi realizado um estudo descritivo e quantitativo. Para o alcance dos objetivos propostos, foram realizadas regressões múltiplas com as variáveis independentes e com a variável dependente grau de endividamento, a partir dos dados coletados, através das demonstrações financeiras das empresas. Concluiu-se que conjuntamente as variáveis independentes apresentam influência significante no grau de endividamento. Porém, quando analisadas separadamente, a única variável que apresentou influência no grau de endividamento foi a tangibilidade. As demais variáveis, porte, rentabilidade e crescimento, não apresentaram relevância nos modelos testados. Os resultados encontrados nesta pesquisa corroboram os estudos apresentados por Lemes Jr. e Da Costa Jr. (2006). Sugere-se que sejam realizados estudos futuros, analisando diferentes variáveis na estrutura de capital.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Hasta 2023, los derechos de autor fueron transferidos por los autores a ReA/UFSM. A partir de 2024, los autores de artículos publicados por ReA/UFSM conservan los derechos de autor de sus obras.
La revista adopta la licencia Creative Commons (CC-BY 4.0), que permite reutilizar y distribuir los artículos sin restricciones, siempre que se cite adecuadamente el trabajo original.

