A percepção das organizações pela Geração Y

Autores/as

  • Cláudia Maria Perrone Universidade Federal de Santa Maria
  • Selda Engelman Faculdade Metodista de Porto Alegre - IPA
  • Anelise Schaurich Santos Universidade Federal de Santa Maria
  • Gênesis Marimar Rodrigues Sobrosa

DOI:

https://doi.org/10.5902/198346596157

Resumen

Atualmente, a chamada Geração Y é percebida como um desafio para as organizações e seus gestores. Entre os autores que se dedicam a esta temática, há uma convergência de opiniões sobre a intensa relação que estes jovens têm com as tecnologias. Esta relação consiste no traço definidor para o entendimento das características singulares da Geração Y. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi investigar quais são os aspectos organizacionais que atraem a Geração Y, bem como o que tal Geração esperam de uma empresa. Para isso, foram obtidos dados junto a 10 jovens pertencentes a esta Geração, por meio de um instrumento que continha questões abertas. Os dados foram analisados através de análise de conteúdo temática categorial. Os resultados indicam que os jovens da Geração Y vivenciam uma situação híbrida nas organizações, pois desejam uma organização pós-industrial e vivem, no entanto, em meio a organizações com aspectos tayloristas-fordistas. Eles oscilam entre a adaptação e a apropriação das suas próprias competências, como autoconfiança e avidez por conhecimento, mantendo como valor o processo de autoconstrução, que não deve ser simplificado a uma identidade pressuposta pela empresa e a uma reduzida capacidade de ação diante desta perspectiva problemática.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2013-09-30

Cómo citar

Perrone, C. M., Engelman, S., Santos, A. S., & Sobrosa, G. M. R. (2013). A percepção das organizações pela Geração Y. Revista De Administração Da UFSM, 6(3), 546–560. https://doi.org/10.5902/198346596157

Número

Sección

Articles