Os impactos da estratégia de marcas próprias na relação entre fabricantes e varejo: um estudo em empresas de grande porte

Autores/as

  • Renato Telles Universidade Paulista - UNIP
  • João Paulo Lara Siqueira Universidade Paulista - UNIP
  • Flavio Hourneaux Junior Universidade Paulista - UNIP

DOI:

https://doi.org/10.5902/198346595905

Resumen

http://dx.doi.org/10.5902/198346595905

 

O estudo da estratégia de comercialização pelos varejistas de produtos com marcas próprias e da produção desses produtos pela indústria passa pelo entendimento dos benefícios alcançados por cada parte envolvida nesta atividade e também pelos efeitos que tal estratégia gera no relacionamento entre fabricantes e varejistas. Assim, este trabalho, de natureza qualitativa e descritiva, é baseado em seis estudos de caso, sendo três deles de empresas fabricantes de produtos e três redes varejistas, todos de grande porte. O objetivo do estudo é definido por três diferentes frentes: (1) analisar as expectativas dos fabricantes com suas operações atuais de marcas próprias; (2) analisar as expectativas dos fabricantes com suas operações futuras de marcas próprias; e (3) analisar a influência das marcas próprias na relação entre fabricantes e varejistas. Os resultados indicam que (a) operações atuais são principalmente motivadas por razões de ordem econômica (participação de mercado e uso de capacidade ociosa); (b) operações futuras são motivadas por razões de ordem mercadológica (sobrevivência) e (c) o relacionamento entre as partes – fabricantes e varejistas – não é afetado pela estratégia de adoção de marcas próprias de forma que prejudique uma ou outra parte, ao contrário do relatado em estudos anteriores.

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Biografía del autor/a

Renato Telles, Universidade Paulista - UNIP

João Paulo Lara Siqueira, Universidade Paulista - UNIP

Flavio Hourneaux Junior, Universidade Paulista - UNIP

Publicado

2012-11-16

Cómo citar

Telles, R., Siqueira, J. P. L., & Hourneaux Junior, F. (2012). Os impactos da estratégia de marcas próprias na relação entre fabricantes e varejo: um estudo em empresas de grande porte. Revista De Administração Da UFSM, 5(3), 439–458. https://doi.org/10.5902/198346595905

Número

Sección

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