Assédio moral no trabalho: um estudo exploratório no município de Fortaleza – Ceará
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346592455Resumen
http://dx.doi.org/10.5902/198346592455
Pessoas assediadas estão ousando se expressar e denunciar as práticas abusivas de que são vítimas no ambiente de trabalho, assim, o objetivo deste artigo é apresentar a incidência dos casos de assédio moral no município de Fortaleza – Ceará, utilizando o banco de dados de queixas registradas pelas vítimas na Delegacia Regional do Trabalho, no período de janeiro de 2008 a dezembro de 2009. No referencial teórico conceitua-se o assédio moral, suas manifestações e aspectos legais, bem como as estruturas psíquicas de defesa do trabalhador. Foi feita uma pesquisa exploratória com a utilização de dados secundários, obtidos no Núcleo de Combate a Discriminação por meio do relatório mensal das denúncias de Assédio Moral, elaborado pela Comissão Regional de Igualdade de Oportunidades de Gênero, Raça e Etnia, de Pessoas com Deficiência e de Combate à Discriminação. Os resultados estão demonstrados por meio de gráficos que apontam o tipo de discriminação por assédio moral, por perfil profissional, sexo e idade do reclamante. Pode-se concluir que há discriminação em várias áreas, gerando, muitas vezes, comportamentos indesejáveis e condutas abusivas, degradando o clima de trabalho e reduzindo a produtividade.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Hasta 2023, los derechos de autor fueron transferidos por los autores a ReA/UFSM. A partir de 2024, los autores de artículos publicados por ReA/UFSM conservan los derechos de autor de sus obras.
La revista adopta la licencia Creative Commons (CC-BY 4.0), que permite reutilizar y distribuir los artículos sin restricciones, siempre que se cite adecuadamente el trabajo original.

