Identificação de clusters internacionais com base nas dimensões culturais de Hofstede

Autores/as

  • Valderí de Castro Alcântara UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA - CAMPUS DE RIO PARANAÍBA
  • Paolla Carla dos Reis UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA - CAMPUS DE RIO PARANAÍBA
  • Raquel Santos Soares Menezes UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA - CAMPUS DE RIO PARANAÍBA

DOI:

https://doi.org/10.5902/198346592451

Resumen

http://dx.doi.org/10.5902/198346592451

Haja vista que a cultura de um país influencia a cultura organizacional das empresas nele presente e ainda é fator determinante no processo de internacionalização, torna-se relevante compreender e mensurar as características culturais de cada país. Os estudos de Hofstede (1984) apresentam uma metodologia útil para comparação entre culturas. Tal metodologia leva em consideração as características de uma cultura que possibilita diferenciar um país de outro. Dessa forma, é possível observar que determinados países compartilham certos traços culturais e, assim, é possível agrupá-los segundo critérios pré-estabelecidos. O presente trabalho objetiva utilizar-se de procedimentos estatísticos multivariados Clusters Analyses, K-Means Cluster Analysis e Análise Discriminante para determinar e validar agrupamentos de países, com base nas dimensões culturais de Hofstede (Distance Index, Individualism, Masculinity e Uncertainty Avoidance Index). Os resultados determinaram quatro clusters: Cluster 1 - países com cultura masculina e individualista; Cluster 2 - cultura coletivista e aversa à incerteza; Cluster 3 - cultura feminina e com baixa distância hierárquica; e Cluster 4 - cultura com elevada distância hierárquica e propensão à incerteza.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Valderí de Castro Alcântara, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA - CAMPUS DE RIO PARANAÍBA

Graduando em Administração pela Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba. Pesquisador do Grupo de Pesquisa NEAUD (Núcleo de Estudos sobre Autogestão e Desenvolvimento). Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Humano e Social; Gestão, Autogestão, Poder e Relações de Trabalho.

Paolla Carla dos Reis, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA - CAMPUS DE RIO PARANAÍBA

Graduanda do Curso de Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba.

Raquel Santos Soares Menezes, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA - CAMPUS DE RIO PARANAÍBA

Professora Assistente no curso de Administração da Universidade Federal de Viçosa - campus de Rio Paranaíba. Doutoranda em Administração na Universidade Federal de Minas Gerais (2008) e Pesquisadora do NEOS - Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade na mesma instituição. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (2008), graduada em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (2004).

Publicado

2012-08-23

Cómo citar

Alcântara, V. de C., Reis, P. C. dos, & Menezes, R. S. S. (2012). Identificação de clusters internacionais com base nas dimensões culturais de Hofstede. Revista De Administração Da UFSM, 5(2), 204–221. https://doi.org/10.5902/198346592451

Número

Sección

Articles