A consultoria como oportunidade de aprendizagem para as Organizações Não Governamentais: um estudo na cidade de Recife/PE
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346592346Resumen
As organizações não governamentais (ONGs) são instituições atuantes e em crescimento por todo o país e, a partir dos anos 1990, para se adequarem às contingências ambientais, começaram a se profissionalizarem, adotando práticas administrativas, como a gestão e a avaliação dos impactos de seus projetos. Assim, parte das ONGs passou a contratar profissionais que atuam como consultores organizacionais ou especialistas. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi identificar e analisar os aprendizados que estão relacionados à prática de contratação de consultoria, obtidos pelas ONGs. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com gerentes de ONGs que atuam na Região Metropolitana de Recife, PE, e que contrataram serviços de consultorias. Conclui-se que as ONGs, com a contratação de consultores, aprenderam que é necessário que estes profissionais conheçam e que tenham experiência de trabalho em organizações sociais, que entendam suas especificidades e que adotem uma metodologia que propicie um aprendizado reflexivo, sendo considerados como ineficazes aqueles que apenas implantam “pacotes” gerenciais pré-elaborados.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Hasta 2023, los derechos de autor fueron transferidos por los autores a ReA/UFSM. A partir de 2024, los autores de artículos publicados por ReA/UFSM conservan los derechos de autor de sus obras.
La revista adopta la licencia Creative Commons (CC-BY 4.0), que permite reutilizar y distribuir los artículos sin restricciones, siempre que se cite adecuadamente el trabajo original.

