A consultoria como oportunidade de aprendizagem para as Organizações Não Governamentais: um estudo na cidade de Recife/PE
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346592346Resumen
As organizações não governamentais (ONGs) são instituições atuantes e em crescimento por todo o país e, a partir dos anos 1990, para se adequarem às contingências ambientais, começaram a se profissionalizarem, adotando práticas administrativas, como a gestão e a avaliação dos impactos de seus projetos. Assim, parte das ONGs passou a contratar profissionais que atuam como consultores organizacionais ou especialistas. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi identificar e analisar os aprendizados que estão relacionados à prática de contratação de consultoria, obtidos pelas ONGs. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com gerentes de ONGs que atuam na Região Metropolitana de Recife, PE, e que contrataram serviços de consultorias. Conclui-se que as ONGs, com a contratação de consultores, aprenderam que é necessário que estes profissionais conheçam e que tenham experiência de trabalho em organizações sociais, que entendam suas especificidades e que adotem uma metodologia que propicie um aprendizado reflexivo, sendo considerados como ineficazes aqueles que apenas implantam “pacotes” gerenciais pré-elaborados.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor y licencias: esta revista sigue siendo el titular de los derechos de autor de los artículos publicados. Para ser publicado, los autores deben firmar la Carta de transferencia de derechos de autor, que se envía a los autores por correo electrónico, otorgando derechos, incluida la traducción, a ReA / UFSM. La revista otorga a terceros el derecho a usar, reproducir y compartir el artículo de acuerdo con el acuerdo de licencia Creative Commons (CC-BY 4.0), como se indica en los documentos PDF de los artículos.