Atendimento à legislação ambiental referente aos resíduos sólidos urbanos em três municípios de Minas Gerais

Autores/as

  • Guilherme Henrique Rodrigues Rocha Prefeitura Municipal de Pedra do Indaiá
  • Sabrina Soares da Silva Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Geiziana das Dores Nunes da Silva Universidade Federal de Lavras
  • Gabriela Rezende Duarte Universidade Federal de Lavras (UFLA)

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465921780

Resumen

Neste estudo, analisaram-se três municípios mineiros, Pedra do Indaiá, Santo Antônio do Monte e Divinópolis, no que concerne ao cumprimento das exigências legais estadual e federal dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), a fim de identificar limitações e potencialidades das administrações. Para isso, foram utilizadas informações do Sistema Estadual de Informações sobre Saneamento (SEIS) e do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), observação in loco e entrevistas informais com diversos atores responsáveis pela coleta, pelo transporte e pela disposição final dos RSU. Constatou-se que as maiores restrições dos municípios são de cunho financeiro e técnico-administrativo e que nenhum deles tem, hoje, capacidade de cumprir as exigências legais em sua totalidade. Atualmente, já ocorre adesão a consórcios públicos que se apresentam como uma alternativa eficaz ao cumprimento das exigências legais. Dentre os fatores externos, considera-se como maior limitação a falta de sensibilização da sociedade e dos próprios governantes em relação ao tema. Assim, torna-se necessária uma abordagem mais profunda de situações semelhantes para a reformulação de práticas que levem os municípios ao cumprimento das leis e, consequentemente, proporcione melhor qualidade de vida aos cidadãos, por meio do equilíbrio socioambiental.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Guilherme Henrique Rodrigues Rocha, Prefeitura Municipal de Pedra do Indaiá

Especialista em Gestão e Manejo Ambiental na Agroindústria (Universidade Federal de Lavras - UFLA), em Micropolítica da Gestão e do Trabalho em Saúde (Universidade Federal Fluminense - UFF) e em Docência no Ensino Superior (Centro Universitário Barão de Mauá), graduado em Administração Pública - bacharelado (UFLA) e graduado em Ciências Biológicas - Licenciatura Plena (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco - FASF). Foi sócio-diretor - Responsável Técnico da TERRÁRIUS Soluções Ambientais e Empresariais LTDA. Foi Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e Gerente Municipal de Convênios, na Prefeitura de Pedra do Indaiá/MG, atuou como oficial de gabinete do prefeito e atualmente é Secretário Municipal Saúde na mesma prefeitura. Atuou como professor da rede estadual de Ensino nas disciplinas de Ciências, Biologia e Matemática, professor do curso de Aprofundamento de Estudos em Biologia e Matemática. Atua ainda na área de Consultoria Ambiental, principalmente nos seguintes temas: Flora e Ecologia. Possui experiência nas áreas de: ecofisiologia de sementes, vegetação cerrado e Família Bromeliaceae. Atualmente é professor bolsista do COLTEC - UFMG, nos cursos de Técnico de Enfermagem e Registro e Informação em Saúde (PRONATEC).

Sabrina Soares da Silva, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Doutora em Adminstração pela UFLA - Departamento de Administração e Economia

Geiziana das Dores Nunes da Silva, Universidade Federal de Lavras

Bacharel em Turismo pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2008). Pós Graduada em Gestão Pública (2013). Tem experiência na área de Turismo com ênfase em Hotelaria e Organização de Eventos. Experiência na área de Pessoas e Organização. Tem experiência com Projeto Social em cooperativa. Atualmente Cursa Mestrado Profissional em Desenvolvimento Sustentável e Extensão na Universidade Federal de Lavras-UFLA. Participa do Grupo de Pesquisa e Extensão-GEDIM/CNPQ e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Lavras-MG (CMDM).

Gabriela Rezende Duarte, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Mestranda em Adminstração pela UFLA - Departamento de Administração e Economia

Publicado

2016-12-04

Cómo citar

Rocha, G. H. R., Silva, S. S. da, Silva, G. das D. N. da, & Duarte, G. R. (2016). Atendimento à legislação ambiental referente aos resíduos sólidos urbanos em três municípios de Minas Gerais. Revista De Administração Da UFSM, 9, 100–114. https://doi.org/10.5902/1983465921780