A adoção de estratégias cooperativas por micro e pequenas empresas de consultoria como ferramenta de vantagem competitiva
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465917814Palabras clave:
Estratégias Cooperativas, Vantagem Competitiva, Micro e Pequenas EmpresasResumen
O presente artigo tem por objetivo analisar a adoção de estratégias cooperativas por pequenas empresas de consultoria como ferramenta de vantagem competitiva. Apesar de comumente se relacionar os exemplos das estratégias de cooperação a casos de grandes empresas, a prática tem se mostrado usual entre as pequenas organizações. O aumento da concorrência e a necessidade de sobrevivência num cenário competitivo têm sido apontados como as principais causas da cooperação entre pequenas empresas, que veem nas estratégias cooperativas possibilidade de agregar maior valor aos seus serviços (BORTOLASO; VERSCHOORE; ANTUNES, 2012; DOZ; HAMEL, 1998; CHILD; FAULKNER; TALLMAN, 2005). Assim, por meio de uma pesquisa qualitativa, de natureza descritiva e interpretativa, buscou-se relacionar as motivações da adoção dessas estratégias às diversas lentes econômicas e da administração que fornecem suporte teórico ao assunto. Os resultados evidenciaram que as estratégias cooperativas adotadas pelas micro e pequenas empresas de consultoria viabilizam vantagem competitiva sobre empresas que não as adotam, possibilitando mitigar a vulnerabilidade competitiva.
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