Paixão pela arte ou arte pela paixão? Etnografando práticas e emoções no processo organizativo de um circo no Canadá
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465916482Palabras clave:
Practices, organizational process, emotions, ethnography, circusResumen
O objetivo deste artigo é compreender como as relações entre práticas e emoções configuram o processo organizativo de um circo, localizado na cidade de Montréal, Canadá. Realizamos uma aproximação teórica entre os conceitos de práticas de Michel de Certeau e de processos organizativos de Theodore Schatzki, discutindo uma abordagem política da vida cotidiana nas organizações. Aliamos estas discussões aos debates sobre os efeitos políticos das emoções na vida social. A partir de um estudo etnográfico, propomos que as práticas se constituem com base na política emocional da vida cotidiana resultando na produção de espaços sociais híbridos em processos organizativos móveis, a exemplo do circo. Assim, é possível compreender como nos processos organizativos circenses as relações entre as práticas, que produzem mobilidades, e as emoções, que configuram os espaços sociais, resultam de uma luta política no campo artístico, evidenciando a “paixão pela arte” como dimensão da vida coletiva dos artistas que organiza diferentes práticas no reconhecimento do circo como arte no Canadá.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Hasta 2023, los derechos de autor fueron transferidos por los autores a ReA/UFSM. A partir de 2024, los autores de artículos publicados por ReA/UFSM conservan los derechos de autor de sus obras.
La revista adopta la licencia Creative Commons (CC-BY 4.0), que permite reutilizar y distribuir los artículos sin restricciones, siempre que se cite adecuadamente el trabajo original.

