Relações entre Consumidores de Baixa Renda, Empresas e Governo: “eles lá e nós aqui”

Autores/as

  • Marcus Wilcox Hemais Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Leticia Moreira Casotti Instituto Coppead de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465914970

Resumen

A literatura de marketing diverge sobre os benefícios que o relacionamento de consumidores de baixa renda com empresas e governos pode trazer. Alguns autores argumentam que, se, de um lado, empresas podem melhorar a qualidade de vida desse público, ao dar acesso a bens e serviços e, de outro lado, os governos podem protegê-lo das falhas de mercado, oferecendo serviços públicos de qualidade. Outra corrente, por sua vez, discute vantagens obtidas pelas empresas à custa desses consumidores e governos que não os protegem das ações empresariais. Tais perspectivas, entretanto, não são analisadas a partir da ótica do consumidor de baixa renda e, assim, não demonstram a forma como as ações empresariais e governamentais são recebidas por eles, gerando dúvidas se esse grupo obtém ou não benefícios de empresas e governos. O presente trabalho relata a opinião de consumidores de baixa renda, com o objetivo de entender sua visão sobre as relações trocadas com empresas e governos. Para isso, foram realizadas 27 entrevistas em profundidade com integrantes desse público. A partir dos dados, é possível entender que, para os entrevistados, a relação com empresas e governos é marcada por uma hierarquia de poder e que a posição inferior em que se encontram não fornece perspectiva e nem força para mudar tal fato. Esse grupo não obtém a prometida melhora de vida em sua relação com empresas ou governos e indica um distanciamento entre as partes em seus relatos: eles lá e nós aqui.

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Publicado

2017-04-17

Cómo citar

Hemais, M. W., & Casotti, L. M. (2017). Relações entre Consumidores de Baixa Renda, Empresas e Governo: “eles lá e nós aqui”. Revista De Administração Da UFSM, 10(1), 42–59. https://doi.org/10.5902/1983465914970

Número

Sección

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