Aplicação das dimensões culturais do projeto Globe na avaliação da liderança ética: Um estudo intercultural em Portugal e Guiné-Bissau
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465912868Resumen
Neste artigo foi avaliado como as características culturais nacionais influenciam as percepções de liderança ética. Metodologicamente, foi realizado um estudo empírico relacionando as nove dimensões culturais do projeto GLOBE – Distância ao poder, Aversão à incerteza, Igualitarismo de gênero, Coletivismo de grupo/coletivismo institucional, Orientação para o desempenho, Orientação para o futuro, Orientação humana e Assertividade - com liderança ética. A amostra consistiu em 216 estudantes de Administração: 138 em Portugal e 78 na Guiné-Bissau As análises, usando um modelo estrutural, visaram identificar diferenças entre os países, observando como cada uma das nove dimensões culturais se associa à percepção de comportamentos de liderança ética. Num contexto mundial, em que surgem diversas referências às práticas éticas das empresas, este estudo contribui para alargar o debate das práticas éticas, além da forma como a liderança é exercida. O estudo contribui para entender melhor como caraterísticas culturais podem promover ou dificultar a liderança ética nas organizações. Adicionalmente, foca em dois países menos estudados, e explora a dimensão de liderança ética, que é ainda incipientemente entendida, mas que pode ter um forte impacto em como as empresas multinacionais organizam as suas atividades no estrangeiro.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Hasta 2023, los derechos de autor fueron transferidos por los autores a ReA/UFSM. A partir de 2024, los autores de artículos publicados por ReA/UFSM conservan los derechos de autor de sus obras.
La revista adopta la licencia Creative Commons (CC-BY 4.0), que permite reutilizar y distribuir los artículos sin restricciones, siempre que se cite adecuadamente el trabajo original.

