As implicações da capacitação nas crenças de autoeficácia de gestores técnico-administrativos de uma instituição federal de educação superior

Autores/as

  • Keliane de Oliveira Cavalcante Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA
  • Anielson Barbosa da Silva Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465912499

Resumen

O artigo objetiva analisar as implicações da capacitação nas crenças de autoeficácia de gestores técnico-administrativos de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES). A pesquisa é de natureza qualitativa e foi realizada com 12 gestores, por meio de entrevistas semiestruturadas. A análise dos discursos revelou percepções dos sujeitos sobre as implicações da capacitação nas crenças de autoeficácia e no desenvolvimento de competências. Os resultados da pesquisa revelam a necessidade da IFES incluir nos processos de capacitação, além da noção de competências, uma análise das crenças dos gestores sobre suas capacidades, por meio da exploração do construto autoeficácia como determinante no planejamento das ações de desenvolvimento gerencial. Sobre os vínculos entre o nível de autoeficácia e a capacitação dos gestores, conclui-se que os gestores pesquisados geram um impacto positivo em seu trabalho em função de suas crenças de autoeficácia, uma vez que as experiências vividas contribuíram para dar mais segurança na realização das atividades e os ajudaram a lidar com as situações difíceis e os processos de solução de problemas.  Espera-se que o estudo auxilie na introdução da autoeficácia como um construto determinante na elaboração de programas de desenvolvimento gerencial.

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Biografía del autor/a

Keliane de Oliveira Cavalcante, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Mestre em Administração Pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Anielson Barbosa da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Professor do departamento de Administração e coordenador no programa Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba. Coordenador do Núcleo de Estudos em Aprendizagem e Competências – NAC/CNPq. Membro do Comitê Científico de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade da ANPAD. Interesse de pesquisas nas áreas de Aprendizagem Gerencial e Organizacional, Gestão por Competências, Comportamento Organizacional e Gestão Universitária

Publicado

2017-10-24

Cómo citar

Cavalcante, K. de O., & Silva, A. B. da. (2017). As implicações da capacitação nas crenças de autoeficácia de gestores técnico-administrativos de uma instituição federal de educação superior. Revista De Administração Da UFSM, 10(3), 474–492. https://doi.org/10.5902/1983465912499

Número

Sección

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