Estudo sobre a Responsabilidade Social Corporativa e as Reclamações Pertinentes às Ouvidorias dos bancos, considerando o porte e o tipo de controle no Brasil

Autores/as

  • Carlos André de Melo Alves Universidade de São Paulo - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEA/USP.
  • Claudio Antonio Pinheiro Machado Filho Universidade de São Paulo - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEA/USP.
  • Gerlando Augusto Sampaio Franco de Lima Universidade de São Paulo - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEA/USP.

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465912421

Resumen

No Brasil, as ouvidorias em bancos possuem a atribuição de atender clientes e usuários em última instância. Este artigo busca demonstrar a evolução dos assuntos das reclamações pertinentes às ouvidorias dos bancos, considerando o porte e o tipo de controle no Brasil. Realizou-se pesquisa exploratória numa amostra não probabilística de 26 bancos, entre públicos, privados nacionais e estrangeiros. Coletaram-se dados de 1.377 reclamações pertinentes às ouvidorias desses bancos, encerradas no 1º semestre de 2008 até o 1º semestre de 2011 e divulgadas pelo Banco Central do Brasil. No tratamento dos dados empregou-se estatística descritiva, estatística inferencial e Análise de Correspondência Múltipla. Constatou-se que o assunto ‘Ouvidoria’ predominou nas ocorrências de reclamações até o 1º semestre de 2009, enquanto outros assuntos prevaleceram a partir do 2º semestre de 2009. Os assuntos ‘Descumprimento de Prazo’ e ‘Outros e Discagem Direta Gratuita’ foram mais condicionados aos bancos médios e privados nacionais. O assunto ‘Atendimento’ foi mais associado aos bancos muito grandes e públicos. Os resultados podem contribuir para aperfeiçoar as atribuições regulamentares das ouvidorias dos bancos e, também, podem contribuir para entender a implementação das ações socialmente responsáveis de bancos, para atender seus stakeholders, clientes e usuários no Brasil.

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Biografía del autor/a

Carlos André de Melo Alves, Universidade de São Paulo - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEA/USP.

Mestre em Administração - UFPR.

Doutor em Administração - FEA/USP.

Claudio Antonio Pinheiro Machado Filho, Universidade de São Paulo - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEA/USP.

Doutor em Administração - FEA/USP.

Professor do Departamento de Administração - FEA/USP.

Gerlando Augusto Sampaio Franco de Lima, Universidade de São Paulo - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEA/USP.

Doutor em Controladoria e Contabilidade - FEA/USP.

Professor Livre-Docente/Associado do Departamento de Ciências Contábeis e Atuária - FEA/USP.

Publicado

2017-10-24

Cómo citar

Alves, C. A. de M., Machado Filho, C. A. P., & Lima, G. A. S. F. de. (2017). Estudo sobre a Responsabilidade Social Corporativa e as Reclamações Pertinentes às Ouvidorias dos bancos, considerando o porte e o tipo de controle no Brasil. Revista De Administração Da UFSM, 10(3), 402–419. https://doi.org/10.5902/1983465912421

Número

Sección

Articles