A mudança organizacional sob a ótica do discurso: um caso de ensino de uma comunidade de pessoas com e sem deficiências de aprendizado

Autores/as

  • Leonardo Blanco dos Santos Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Silvia Marcia Russi De Domenico Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465912225

Resumen

Este artigo apresenta um caso de ensino voltado à discussão da mudança organizacional, sob a ótica do paradigma interpretativista e dos estudos dos discursos organizacionais. Descreve-se o processo de mudança pelo qual está passando uma organização não governamental, em que pessoas com e sem deficiências de aprendizado, estes últimos denominados assistentes, vivem em comunidade. A introdução de diretrizes governamentais alterou o sistema de financiamento de tal atividade, dando maior autonomia para as pessoas com deficiências de aprendizado e deixando de prover atividades que eram centrais no sistema de significados da organização. Com o “coração” da Comunidade ameaçado, os assistentes expressam os desafios para vivenciar a mudança organizacional, reportando estarem dançando sobre o sangue. Este estudo visa, assim, contribuir para a discussão de processos de mudança organizacional em cursos de pós-graduação e, eventualmente, de graduação, mediante uma perspectiva ainda pouco empregada, que revela a mudança como um processo não somente deliberado, mas também construído nas interações dos participantes. Além disso, serve para apoiar a discussão entre agentes e recipientes de mudanças nas organizações.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leonardo Blanco dos Santos, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação em Psicologia pela Universidade São Marcos, mestrado em Psicologia do Trabalho, das Organizações e dos Recursos Humanos pela Universidade de Coimbra e pela Universidade de Valência. Atualmente é doutorando em Administração na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Silvia Marcia Russi De Domenico, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação em Engenharia Química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, mestrado em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo e doutorado em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Publicado

2017-04-17

Cómo citar

Santos, L. B. dos, & Domenico, S. M. R. D. (2017). A mudança organizacional sob a ótica do discurso: um caso de ensino de uma comunidade de pessoas com e sem deficiências de aprendizado. Revista De Administração Da UFSM, 10(1), 147–162. https://doi.org/10.5902/1983465912225

Número

Sección

Articles