Participação política em contextos de alta vulnerabilidade social: estudo exploratório em uma comunidade de Porto Alegre, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465910506Resumen
Este trabalho se inscreve no campo da Gestão Social e tem o objetivo de problematizar se a aparente apatia política de uma comunidade em situação de vulnerabilidade social é uma condição a ser superada ou se configura uma impossibilidade de dialogar com valores da matriz cultural de onde se originam a racionalidade ocidental moderna e os seus conceitos. Essa problematização é feita a partir do diálogo entre dados empíricos de uma pesquisa de traços etnográficos com dois anos de duração, realizada em uma comunidade com tais características, e o embasamento teórico que procura discutir quais as causas da perversa reprodução de condições de desigualdade em um país da modernidade periférica, especialmente a partir da noção de subcidadania. As reflexões iniciais a respeito desse tema apontam que tal conceito pode explicar, ainda que em parte, a dificuldade das pessoas em se tornarem efetivamente sujeitos políticos capazes de lutar e reivindicar mudanças na sua condição, apesar das políticas públicas criadas para superar essa condição.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Hasta 2023, los derechos de autor fueron transferidos por los autores a ReA/UFSM. A partir de 2024, los autores de artículos publicados por ReA/UFSM conservan los derechos de autor de sus obras.
La revista adopta la licencia Creative Commons (CC-BY 4.0), que permite reutilizar y distribuir los artículos sin restricciones, siempre que se cite adecuadamente el trabajo original.

