Preço e renda como determinantes da demanda por bens de luxo no Brasil: um estudo econométrico com produtos importados da Nomenclatura Comum do Mercosul

Autor/innen

  • Paulo Roberto Scalco Universidade Federal de Goiás
  • Mariana Klaold Lippi Universidade Federal de Goiás
  • Marcos Inácio Severo de Almeida Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5902/198346598475

Abstract

Este artigo oferece uma abordagem alternativa ao promover a análise dos determinantes da demanda por produtos de luxo a partir de dados de importação de mais de mil bens da tabela de produtos da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM). Com base no volume de importações entre janeiro de 2000 e março de 2011, foram testadas duas hipóteses sobre os determinantes da demanda: preço e renda. Os resultados revelam que apenas a renda é estatisticamente significante na determinação da demanda. Esses resultados estão de acordo com o que se discute na teoria econômica, que define como bens de luxo aqueles cuja elasticidade-renda da demanda é superior a um. A não significância estatística do fator preço pode ser consequência de uma limitação metodológica, em função da proxy utilizada, ou pode ser resultado das características da demanda não funcional: consumidores estariam dispostos a adquirir esses bens mesmo diante de preços mais elevados.

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Autor/innen-Biografien

Paulo Roberto Scalco, Universidade Federal de Goiás

Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômcas

Econometria e Economia Industrial

Mariana Klaold Lippi, Universidade Federal de Goiás

Bacharel em Economia

Marcos Inácio Severo de Almeida, Universidade Federal de Goiás

Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômcas

Marketing, Táticas inovadoras no uso do mix promocional

Veröffentlicht

2015-11-09

Zitationsvorschlag

Scalco, P. R., Lippi, M. K., & Almeida, M. I. S. de. (2015). Preço e renda como determinantes da demanda por bens de luxo no Brasil: um estudo econométrico com produtos importados da Nomenclatura Comum do Mercosul. Revista De Administração Da UFSM, 8(3), 366–383. https://doi.org/10.5902/198346598475

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Rubrik

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