Um retrato bibliométrico da produção científica brasileira sobre Gestão da Tecnologia e da Inovação no período 2001-2011
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346597244Abstract
O presente trabalho teve como objetivo mapear a produção brasileira sobre Gestão da Tecnologia e da Inovação (GTI) no período 2001-2011, com vistas a identificar (i) o número de artigos publicados, (ii, iii, iv e v) periódicos, autores, instituições e estados que mais têm publicado sobre o assunto. O estudo se justifica pois a literatura tem apontado que o desenvolvimento de estudos na área de GTI é um fator que auxilia os países a alcançar maiores níveis de desempenho inovador, desde que estes conhecimentos sejam absorvidos pelos agentes nacionais responsáveis pelo fomento à inovação e ao desempenho tecnológico empresarial no país, e, também, pelas próprias empresas. Dessa maneira, o conhecimento fornecido nesse trabalho orienta sobre como a configuração da produção científica brasileira sobre GTI pode ser relevante, em diferentes aspectos, para agentes governamentais de fomento à inovação e para pesquisadores atuantes nessa área. O mapeamento foi realizado por meio de um método bibliométrico. Como resultado, obteve-se todos os aspectos do que se desejou levantar, ficando evidentes principalmente três características da produção científica brasileira sobre GTI: (i) um número não muito elevado de publicações; (ii) uma alta concentração institucional e territorial desse conhecimento tem sido produzido; e (iii) nas localidades onde há uma alta concentração da produção de conhecimento sobre GTI, os níveis de desenvolvimento tecnológico/inovador e socioeconômico se sobressaem em relação à média nacional, elucidando a relevância da produção científica sobre o assunto.
Downloads
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Authors of articles published by ReA/UFSM retain the copyright of their works, licensing them under the Creative Commons (CC-BY 4.0), which allows articles to be reused and distributed without restriction, provided that the original work is properly cited.