Maquiavelismo em lojistas: um retorno a origem

Autor/innen

  • Jakcilene Dias Rocha
  • Francisco Roberto Pinto UECE/Professor
  • Joelma Soares da Silva UECE/Mestranda

DOI:

https://doi.org/10.5902/198346595964

Abstract

O objetivo geral deste artigo é verificar a formação do construto Maquiavelismo nos profissionais do setor lojista cearense. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica seguida de pesquisa de campo em 164 estabelecimentos do setor lojista de Fortaleza. Foram consultados 400 respondentes, usando a escala Machiavellianism Personality Scale (MPS), desenvolvida por Dahling, Whitaker e Levy (2009). Pelos resultados obtidos, foi possível inferir que o objetivo geral do trabalho foi alcançado quando se obteve a formação dos cinco fatores do maquiavelismo (Amoralidade, Influência Interpessoal, Status, Descrença nos Outros e Individualismo) e constatou-se que o gênero está inter-relacionado com o Maquiavelismo. Tal relação, porém, não foi encontrada quando se verificaram os aspectos de religiosidade, idade e cargo (para gerentes e vendedores). A partir dos resultados apresentados neste estudo, podem-se traçar estratégias para o melhor gerenciamento da colaboração de vendedores e gerentes do comércio lojista, de modo a melhorar as relações interpessoais destes profissionais com seus diversos públicos, bem como, por consequência, otimizar vendas, uma vez que se conhece mais como estes trabalhadores se comportam.

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Veröffentlicht

2015-06-30

Zitationsvorschlag

Rocha, J. D., Pinto, F. R., & da Silva, J. S. (2015). Maquiavelismo em lojistas: um retorno a origem. Revista De Administração Da UFSM, 8(2), 202–215. https://doi.org/10.5902/198346595964

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