Ambidestralidade organizacional em instituições de ensino superior: proposição de estágios evolutivos de ambidestria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465934927

Resumo

Objetivo – O objetivo geral da pesquisa foi propor estágios evolutivos da ambidestralidade organizacional.

Design/Metodologia/abordagem – A metodologia da pesquisa é classificada como um estudo exploratório e descritivo, cujo método de coleta de dados foi através de questionário, a amostra foi censitária por adesão, de uma população de 110 instituições de ensino superior (IES), participaram da pesquisa 79 instituições de ensino, distribuídos em todo território brasileiro e os respondentes da pesquisa foram os reitores ou diretores gerais

Resultados – Destaca-se que as IES fazem parte do mesmo grupo econômico, e mesmo que 96% dos casos foram classificados como organizações ambidestras e houve uma grande dispersão entre elas, sugerindo heterogeneidade entre os casos investigados.

Originalidade – Com os achados, levantou-se a proposição da existência de diferentes níveis da ambidestralidade, a esse fenômeno, de forma preliminar, foi chamado de Grau de Maturidade da Ambidestralidade Organizacional.

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Biografia do Autor

Juliano Lima Soares, Universidade Federal de Goiás

Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas – FACE

Grupo de Pesquisa: Estratégia, Controle e Desempenho

Dálcio Roberto dos Reis, Universidade Positivo, Curitiba, Paraná, Brasil

Programa de Mestrado e Doutorado em Administração - PMDA
Rua Professor Pedro Viriato Parigot 5300, Curitiba, Paraná 81.280.330, Brasil

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Publicado

2021-03-09

Como Citar

Soares, J. L., & Reis, D. R. dos. (2021). Ambidestralidade organizacional em instituições de ensino superior: proposição de estágios evolutivos de ambidestria. Revista De Administração Da UFSM, 14(1), 100–118. https://doi.org/10.5902/1983465934927

Edição

Seção

Artigos