Ambidestralidade organizacional em instituições de ensino superior: proposição de estágios evolutivos de ambidestria
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465934927Abstract
Objetivo – O objetivo geral da pesquisa foi propor estágios evolutivos da ambidestralidade organizacional.
Design/Metodologia/abordagem – A metodologia da pesquisa é classificada como um estudo exploratório e descritivo, cujo método de coleta de dados foi através de questionário, a amostra foi censitária por adesão, de uma população de 110 instituições de ensino superior (IES), participaram da pesquisa 79 instituições de ensino, distribuídos em todo território brasileiro e os respondentes da pesquisa foram os reitores ou diretores gerais
Resultados – Destaca-se que as IES fazem parte do mesmo grupo econômico, e mesmo que 96% dos casos foram classificados como organizações ambidestras e houve uma grande dispersão entre elas, sugerindo heterogeneidade entre os casos investigados.
Originalidade – Com os achados, levantou-se a proposição da existência de diferentes níveis da ambidestralidade, a esse fenômeno, de forma preliminar, foi chamado de Grau de Maturidade da Ambidestralidade Organizacional.
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