A influência do capital estrutural no processo criativo no setor de design de joias

Autor/innen

  • Raquel Engelman Universidade FEEVALE
  • Bruna Lamb Mentz Universidade FEEVALE
  • Bruna Carolina Pospichil Universidade FEEVALE
  • Cristine Hermann Nodari Universidade FEEVALE
  • Dusan Schreiber feevale

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465933246

Abstract

Objetivo - O objetivo do estudo é analisar as relações entre o capital estrutural e a criatividade no setor joalheiro.

Design / metodologia / abordagem - O método é um estudo de caso múltiplo em 15 empresas que desenvolvem design de joias nas regiões Sul e Sudeste do Brasil por meio de entrevistas semiestruturadas e questionários autopreenchidos.

 

 

Resultados - Os principais resultados da pesquisa foram a percepção da forte influência do capital estrutural no processo criativo do design de joias, tanto positiva quanto negativa.

Limitações/implicações da pesquisa - A limitação da pesquisa é a dificuldade de generalização dos resultados obtidos na pesquisa, mesmo sendo um estudo de caso múltiplo, além de que as respostas foram obtidas apenas nas regiões Sul e Sudeste do país.

Originalidade/valor - Como principais contribuições do estudo sugerimos a constatação de que a estrutura interna facilita o processo criativo nos ateliês, uma vez que os designers buscam atuar em ambientes onde se sintam confortáveis e fornecer as tecnologias essenciais que os auxiliem nas duas pesquisas sobre tendências e o desenvolvimento do processo criativo.

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Autor/innen-Biografien

Raquel Engelman, Universidade FEEVALE

Doutora em administração

Bruna Lamb Mentz, Universidade FEEVALE

Graduanda em administração

Bruna Carolina Pospichil, Universidade FEEVALE

Especialista em gestão empresarial

Cristine Hermann Nodari, Universidade FEEVALE

Doutora em administração

Dusan Schreiber, feevale

doutor em administração

http://lattes.cnpq.br/5088882022022801

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Veröffentlicht

2020-12-22

Zitationsvorschlag

Engelman, R., Mentz, B. L., Pospichil, B. C., Nodari, C. H., & Schreiber, D. (2020). A influência do capital estrutural no processo criativo no setor de design de joias. Revista De Administração Da UFSM, 13, 1272–1288. https://doi.org/10.5902/1983465933246

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