A influência do capital estrutural no processo criativo no setor de design de joias
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465933246Resumen
Objetivo - O objetivo do estudo é analisar as relações entre o capital estrutural e a criatividade no setor joalheiro.
Design / metodologia / abordagem - O método é um estudo de caso múltiplo em 15 empresas que desenvolvem design de joias nas regiões Sul e Sudeste do Brasil por meio de entrevistas semiestruturadas e questionários autopreenchidos.
Resultados - Os principais resultados da pesquisa foram a percepção da forte influência do capital estrutural no processo criativo do design de joias, tanto positiva quanto negativa.
Limitações/implicações da pesquisa - A limitação da pesquisa é a dificuldade de generalização dos resultados obtidos na pesquisa, mesmo sendo um estudo de caso múltiplo, além de que as respostas foram obtidas apenas nas regiões Sul e Sudeste do país.
Originalidade/valor - Como principais contribuições do estudo sugerimos a constatação de que a estrutura interna facilita o processo criativo nos ateliês, uma vez que os designers buscam atuar em ambientes onde se sintam confortáveis e fornecer as tecnologias essenciais que os auxiliem nas duas pesquisas sobre tendências e o desenvolvimento do processo criativo.
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