Internacionalização no segmento de mídia out of home: o caso da JCDecaux no mercado brasileiro

Autor/innen

  • Antonio Ricardo Ardito Garrido Fundação Instituto de Administração – FIA
  • Ricardo Fernandes Santos Universidade de São Paulo
  • Marcelo Henrique Gomes Couto Universidade de São Paulo
  • Fábio Lotti Oliva Universidade de São Paulo
  • Celso Cláudio de Hildebrand e Grisi Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465930071

Abstract

Propósito - Este estudo de caso visa compreender as motivações para a expansão da multinacional francesa JCDecaux para o Brasil à luz de teorias relevantes sobre a internacionalização de empresas. A JCDecaux é a maior empresa de mídia outdoor (out of home) do mundo, um segmento em crescimento do mercado publicitário Brasileiro.

Design/metodologia - Este estudo explica o caso baseado nas teorias de internacionalização de empresas, nas vertentes econômica (Paradigma Eclético da Produção Internacional) e comportamental (Escola de Uppsala e Modelo de Redes de Negócios). Além de fontes secundárias, a pesquisa contou com entrevistas com especialistas e executivos da indústria de mídia outdoor no Brasil.

Resultados - Foram identificados os principais determinantes para a entrada da JCDecaux no mercado brasileiro. A análise baseada nos modelos teóricos de internacionalização concluiu que a abordagem econômica determinou de forma mais significativa a entrada da empresa no mercado brasileiro de média outdoor. As vantagens econômicas superaram os custos e riscos do ambiente de negócios do Brasil, tornando o país atraente para o investimento estrangeiro da empresa.

Limitações da Pesquisa - A escassez de dados sobre a mídia outdoor foi relatada por um profissional entrevistado como um fator negativo. Outra limitação importante é a falta de produção científica sobre a mídia out of home no Brasil.

Originalidade - Este artigo contribuiu para gerar importantes informações sobre o segmento de mídia outdoor brasileiro, principalmente sobre o fenômeno da internacionalização das empresas nesse setor.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Ricardo Fernandes Santos, Universidade de São Paulo

FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Marcelo Henrique Gomes Couto, Universidade de São Paulo

FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Fábio Lotti Oliva, Universidade de São Paulo

FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Celso Cláudio de Hildebrand e Grisi, Universidade de São Paulo

FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Literaturhinweise

Bemvindo, B.S.T. (2014). O Processo de Internacionalização de uma Multinacional Brasileira: Estudo do Caso Vale. Rio de Janeiro. 2014. Dissertação (Mestrado em Administração) – Instituto COPPEAD de Administração, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Coelho, D. B., Oliveira Junior, M. M. (2012). As multinacionais brasileiras e os desafios do Brasil no século XXI. Revista Brasileira de Comércio Exterior, n.11º, pp.44-57.

Coviello, N., Kano, L., Liesch, P. W. (2017). Adapting the Uppsala model to a modern world: Macro-context and microfoundations. Journal of International Business Studies. V. 48, N. 9, p. 1151-1164.

Dunning, J. H. (2001). The Eclectic (OLI) Paradigm of International Production: past, present and future. International Journal of Economics and Business (online), v. 8, n. 2, p. 173-190.

Dunning, J. H. (1980). Toward an eclectic theory of international production: some empirical

tests. Journal of international business studies, v.11, n.1.

Giakoulas, D., Kottaridi, C. (2020). Internationalization Strategies of the Greek MNEs during the Pre-Crisis Period: An Econometric Research Based on the OLI Model. SPOUDAI Journal of Economics and Business, Vol. 70, Issue 1-2, pp. 128-150 https://grafis.unipi.gr/index.php/spoudai/article/view/2798/2709

Guimon, J. (2016). Universities as multinational enterprises? The multinational university analyzed through the eclectic paradigm. Multinational Business Review. V.24, n. 3, p. 212-229.

Hill, C. W. L. (2002). International Business: competing in the Global Marketplace: Postscript 2002. New York: McGraw-Hill.

JCDecaux. (2015a). JCDecaux has completed the acquisition of Continental Outdoor Media.

Retrieved from: http://www.jcdecaux.com/press-releases/jcdecaux-has-completed-acquisition-continental-outdoor-media. Access on: 08 Dez. 2016

JCDecaux. (2015b). Reference Document. Retrieved from:

http://www.jcdecaux.com/sites/default/files/assets/document/2016/08/jcdecaux-reference-document-2015.pdf. Access on: 10 Jan. 2017

JCDecaux. (2012). JCDecaux wins 25-year advertising clock contract in São Paulo. Retrieved from: http://cloud.presspage.com/files/723/jcdecauxwins25-yearadvertisingclockcontractinsaopaulo.pdf . Access on: 15 Jan. 2017

Johanson, J., Vahlne, J. E. (1977). The internationalization process of the firm: a model of knowledge development and increasing foreign market commitment. Journal of International Business Studies (online), v. 8, n. 1, p. 23-32.

Johanson, J., Vahlne, J. E. (2003). Business Relationship Learning and Commitment in the Internationalization Process. Journal of International Entrepreneurship, Kluwer Academic Publishers, The Netherlands, v. 1, n. 1, p. 83-101.

Lakatos, M., Marconi, M. A. (2003). Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas.

Meio&Mensagem. (2012a). JCDecaux irá operar relógios de São Paulo. Retrieved from: http://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2012/08/28/jc-decaux-ira-operar-relogios-de-sao-paulo.html. Access on: 15 Jan. 2017

Meio&Mensagem. (2012b). Copa desafia mobiliário urbano em SP. Retrieved from: http://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2012/11/12/copa-desafia-mobiliario-urbano-em-sp.html. Access on: 15 Jan. 2017

Meio&Mensagem. (2015). Entidades interrompem Projeto Inter-Meios. Retrieved from: http://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2015/08/04/entidades-interrompem-projeto-inter-meios.html. Access on: 28 Jan. 2017

Miles, M. Huberman, M. Saldana, J. (2014). Qualitative Data Analysis. Thousand Oaks: SAGE Publications, v. 1.

Morrish, S.C. and Earl, A. (2020), "Networks, institutional environment and firm internationalization", Journal of Business & Industrial Marketing, Vol. ahead-of-print No. ahead-of-print. https://doi.org/10.1108/JBIM-05-2019-0230

Oliva, F. L. (2015). A Maturity Model for Enterprise Risk Management. International Journal of Production Economics, v. 173, p. 66–79.

Portal Brasil. (2016). Em 2030, 90% da população brasileira viverá em cidades. Retrieved from: http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2016/10/em-2030-90-da-populacao-brasileira-vivera-em-cidades. Access in: 5 Fev. 2017

Porter, M. E. (1996). What Is Strategy?" Harvard Business Review. 74, no. 6, nov-dec. Pgs 61–78.

Rahman, A., Brisdge, A. J., Rowlinson, S., Hubbard, B., Xia, B. (2018). Multinational contracting and the eclectic paradigm of internationalization. Engineering, Construction and Architectural Management. V. 25, n. 11, p. 1418-1435.

São Paulo. (2006). Lei Nº 14.223. Dispõe sobre a ordenação dos elementos que compõem a paisagem urbana do Município de São Paulo. 26 de Dezembro de 2006. Diário Oficial da Cidade de São Paulo.

Souza, E.D.L. de, Fenili, R.R. (2012). Internacionalização de Empresas: perspectivas teóricas e agendas de pesquisa. Revista de Ciências da Administração, v. 14, n. 33, p. 103-118, Aug.

Vahlne, J‐E. (2020). Development of the Uppsala model of internationalization process: From internationalization to evolution. Global Strategy Journal. 10: 239– 250. https://doi.org/10.1002/gsj.1375

Vahlne, J. E., Johanson, J. (2017). From internationalization to evolution: The Uppsala model at 40 years. Journal of International Business Studies. V. 48, n. 9, p. 1087-1102.

Veiga, P. da M., Iglesias, R. M. (2002). A institucionalidade da Política Brasileira de Comércio Exterior In: PINHEIRO, A. C.; MARKWALD, R.; PEREIRA, L. V. (org.). O Desafio das Exportações. Rio de Janeiro: BNDES. Retrieved from: https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/bitstream/1408/2064/1/Livro%20completo_O%20desafio%20das%20exporta%C3%A7%C3%B5es_P.pdf. Access in: 10 Oct. 2014.

World Bank. (2016). Ranking Doing Business. Retrieved from: http://portugues.doingbusiness.org/rankings Access on: 10 Feb. 2017

Yamin, M., Kurt, Y. (2017). Revisiting the Uppsala internationalization model. International Marketing Review, v. 35, n. 1, p. 1151-1164.

Yin, R. K. (1994). Case study research: design and methods. London: Sage Publications.

Downloads

Veröffentlicht

2020-12-22

Zitationsvorschlag

Garrido, A. R. A., Santos, R. F., Couto, M. H. G., Oliva, F. L., & Grisi, C. C. de H. e. (2020). Internacionalização no segmento de mídia out of home: o caso da JCDecaux no mercado brasileiro. Revista De Administração Da UFSM, 13, 1235–1254. https://doi.org/10.5902/1983465930071