Educação para sustentabilidade (EpS) e teorias de aprendizagem: um estudo bibliométrico dos últimos 10 anos

Autor/innen

  • Nathália Rigui Trindade Universidade Federal de Santa Maria
  • Carolina Sampaio Marques Universidade Federal de Santa Maria
  • Maíra Nunes Piveta Universidade Federal de Santa Maria
  • Rodrigo Reis Favarin Universidade Federal de Santa Maria
  • Suelen Geíse Telocken Universidade Federal de Santa Maria
  • Marcelo Trevisan Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465928966

Abstract

Uma poderosa ferramenta de mudanças e transformações sociais para um futuro sustentável tem sido considerada a Educação para Sustentabilidade (EpS). Em vista disto, para que os resultados esperados e os objetivos da EpS sejam alcançados, novas propostas pedagógicas são necessárias, uma vez que a mudança de comportamentos e de atitudes deve ser alcançada a partir de abordagens pedagógicas que sejam centradas na criticidade dos sujeitos. Para que isso seja possível, a EpS encontra oportunidades nas teorias de aprendizagem de epistemologia construtivista, como: Teoria de Aprendizagem Experiencial, Aprendizagem Transformadora, Aprendizagem Libertadora e Aprendizagem Social. O objetivo deste estudo constitui-se em identificar e analisar as características das publicações científicas sobre o tema EpS vinculadas às teorias de aprendizagem Experiencial, Transformadora, Libertadora e Social. A operacionalização do levantamento deu-se por meio de um estudo bibliométrico, com buscas na Web of Science e Scopus nos últimos dez anos, e também, nos anais dos eventos da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD). Os resultados evidenciam que essas são temáticas que estão em evidência nos últimos anos, sendo que a teoria da aprendizagem social é a que se encontra mais consolidada na literatura quando se trata de educação para sustentabilidade.

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Autor/innen-Biografien

Nathália Rigui Trindade, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Administração pelo Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria

Carolina Sampaio Marques, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria

Maíra Nunes Piveta, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Administração pelo Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria

Rodrigo Reis Favarin, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrando em Administração pelo Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria

Suelen Geíse Telocken, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Administração pelo Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria

Marcelo Trevisan, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Coordenador e professor adjunto do Curso de Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Docente e pesquisador junto ao Programa de Pós-Graduação em Administração da UFSM.

Veröffentlicht

2018-09-03

Zitationsvorschlag

Trindade, N. R., Marques, C. S., Piveta, M. N., Favarin, R. R., Telocken, S. G., & Trevisan, M. (2018). Educação para sustentabilidade (EpS) e teorias de aprendizagem: um estudo bibliométrico dos últimos 10 anos. Revista De Administração Da UFSM, 11, 402–420. https://doi.org/10.5902/1983465928966