Manufatura enxuta em um fabricante de produtos hospitalares: implantação e avaliação na percepção dos gestores
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465917638Schlagworte:
Avaliação, Manufatura Enxuta, Estratégia de ImplantaçãoAbstract
A utilização da produção enxuta nas organizações, que tem o propósito de ampliar seus resultados utilizando menos recursos, ou seja, para incrementar a produtividade produzindo o essencialmente necessário e eliminando o que não agrega valor aos clientes, requer ações que incluem mapeamento dos ambientes de sucesso e preparação da organização para a mudança da gestão. Daí tem-se o atual estudo de caso, descritivo, que apresenta a implantação de manufatura enxuta na unidade fabril têxtil de Blumenau (Santa Catarina) que fabrica produtos médicos hospitalares de uma empresa com três unidades fabris. A seguir, ocorreram entrevistas com treze gestores e funcionários que participaram do processo de implantação da manufatura enxuta na unidade em foco. Como resultados, foram identificados que os requisitos e preparativos da citada implantação estão direcionados a uma mudança comportamental que inclui preparação da liderança, alinhada à estratégia da organização, que precisa ser desdobrada para todas as áreas. Também são apresentadas as etapas da implantação e as tentativas de institucionalização do ambiente previsto nos princípios da manufatura enxuta. Conclui-se com a identificação de categorias de análise para as modificações decorrentes da citada implantação.
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