Resolução integrada de problemas do planejamento do transporte público: foco na tabela de horários e no escalonamento de veículos com frota heterogênea
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465916249Abstract
Neste artigo, propõe-se um novo modelo de Programação Linear Inteira, baseado em uma rede tempo-espaço, que integra os problemas de geração da tabela de horários e o escalonamento de veículos com frota heterogênea. Um diferencial dessa abordagem consiste na consideração da demanda para a redefinição da tabela de horários e para o escalonamento dos veículos, fator raramente aplicado nos modelos de otimização do sistema de transporte. Foram utilizadas instâncias reais e aleatórias de grande porte. Os resultados indicam que o modelo pode contribuir para a otimização do planejamento do transporte público, tendo em vista que possibilita economias significativas no número de veículos escalonados. Além disso, como os intervalos de alteração da tabela de horários são bastante curtos, obtêm-se alterações sutis, modificando minimamente a rotina dos passageiros, o que possibilita a aplicação dessa abordagem ao contexto real.
Downloads
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Until 2023, copyright was transferred by the authors to ReA/UFSM. As of 2024, the authors of articles published by the journal retain the copyright to their work. ReA/UFSM operates under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which permits unrestricted reuse and distribution of articles, provided the original work is properly cited.

