Estratégia como prática e aprendizagem na interação dos sujeitos recicladores: resultados da incubadora de empreendimentos solidários, do Centro Universitário La Salle, Canoas, RS

Authors

  • Robinson Henrique Scholz Prof. Me. em Ciências Sociais Coordenador da Agência de Pesquisa e Desenvolvimento Centro Universitário La Salle - Unilasalle
  • Graciema Fátima da Rosa Profa. Ma. em Psicologia Centro Universitário La Salle - Unilasalle Canoas
  • Maria de Lourdes Borges Profa. Dra. em Administração Centro Universitário La Salle - Unilasalle Canoas

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465915903

Abstract

Este artigo pretende analisar as estratégias como práticas e a aprendizagem dos sujeitos em interação no âmbito da Incubadora de Empreendimentos Solidários, do Centro Universitário La Salle (Uni-lasalle), Canoas, Rio Grande do Sul (RS), juntamente aos sete empreendimentos incubados. A análise so-cioambiental crítica sobre os processos de atuação consiste no  ponto de partida; os empreendimentos incubados, por sua vez, atuam na área da reciclagem de resíduos pós-consumo, localizados nos municípios de Canoas, Esteio e Nova Santa Rita, no RS. O método de investigação adotado é um estudo multicasos, de cunho qualitativo, enquanto o  corpus de dados é composto por 15 entrevistas semiestruturadas reali-zadas com os catadores participantes dos empreendimentos incubados, por observações participantes e por dois grupos focais. Para a análise e o tratamento dos dados coletados, o método adotado é a análise de conteúdo. Os resultados indicam que: i) a atuação da Incubadora é avaliada como sendo propulsora de políticas públicas por meio dos processos democráticos de participação; ii) a construção dos processos de aprendizagem foi realizada por meio da educação popular; iii) há necessidade de ampliação da ação da Incubadora para além dos empreendimentos incubados, na busca de redes de cooperação para o fortale-cimento da cadeia produtiva da reciclagem, intentando o beneficiamento dos resíduos e a comercialização conjunta, por exemplo.

DOI: 10.5902/1983465915903

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Robinson Henrique Scholz, Prof. Me. em Ciências Sociais Coordenador da Agência de Pesquisa e Desenvolvimento Centro Universitário La Salle - Unilasalle

Doutorando em Ciências Sociais, Mestre em Ciências Sociais e graduado em Administração, Hab. Recursos Humanos.

Professor nos cursos de Administração e CST Processos Gerenciais.

Graciema Fátima da Rosa, Profa. Ma. em Psicologia Centro Universitário La Salle - Unilasalle Canoas

Professora no curso de graduação em Psicologia no Centro Universitário La Salle - Unilasalle Canoas.

Maria de Lourdes Borges, Profa. Dra. em Administração Centro Universitário La Salle - Unilasalle Canoas

Professora no Programa de Pós Graduação no Mestrado Memória Social e Bens Culturais no Centro Universitário La Salle - Unilasalle Canoas.

Published

2014-10-15

How to Cite

Scholz, R. H., Rosa, G. F. da, & Borges, M. de L. (2014). Estratégia como prática e aprendizagem na interação dos sujeitos recicladores: resultados da incubadora de empreendimentos solidários, do Centro Universitário La Salle, Canoas, RS. Revista De Administração Da UFSM, 7, 141–160. https://doi.org/10.5902/1983465915903