O uso do organizational knowledge assessment (OKA) para análise da gestão do conhecimento em uma organização pública

Autor/innen

  • Oscar Pedro Neves Júnior Universidade Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Sidnei Vieira Marinho Universidade Vale do Itajaí - UNIVALI

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465914155

Abstract

A Gestão do Conhecimento nas organizações está se tornando cada vez mais importante para sustentar a vantagem competitiva e a eficiência de seus processos. Assim, cada vez mais é necessário identificar o nível da Gestão do Conhecimento (GC) nas organizações. Para que isto ocorra, é preciso que as organizações públicas façam um diagnóstico nas práticas de GC, como forma de verificar e melhorar a qualidade de suas informações. O artigo aborda o tema na Administração Pública, Secretaria de Defesa Civil, com o objetivo de quantificar as práticas da GC através do método OKA. O método objetiva identificar a situação da GC nas organizações através da aplicação de um questionário com 199 questões, baseando-se em métricas elaboradas para medir cada uma das dimensões estabelecidas. Os resultados da pesquisa mostraram que é necessário que a organização promova a implementação e o compartilhamento das práticas de GC, instigando o fluxo de informações, facilitando a comunicação, o alinhamento das estratégias e estabelecendo objetivos comuns com todos os funcionários.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Oscar Pedro Neves Júnior, Universidade Vale do Itajaí - UNIVALI

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1999). Professor da Faculdade Capivari de Baixo/SC. Mestre em Administração pela Universidade Vale do Itajaí, tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia da informação, marketing, sistemas gerenciais, micro-empresas;sistemas de informação, Rede de Valor e Gestão do Conhecimento. Coordenador do Curso Técnico em Informática Programação Web da Fucap. Avaliador da Revista Cesumar.Mestre em Administração pela UNIVALI, professor da Faculdade Capivari e UNIASSELVI.

Sidnei Vieira Marinho, Universidade Vale do Itajaí - UNIVALI

Possui graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) no curso de graduação em Administração e no Programa de Pós-graduação em Administração. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de custos, administração financeira, avaliação de desempenho, gerenciamento de processos, balanced scorecard e logística e operações.

Veröffentlicht

2018-07-18

Zitationsvorschlag

Neves Júnior, O. P., & Marinho, S. V. (2018). O uso do organizational knowledge assessment (OKA) para análise da gestão do conhecimento em uma organização pública. Revista De Administração Da UFSM, 11(2), 290–307. https://doi.org/10.5902/1983465914155

Ausgabe

Rubrik

Articles