Valor percebido no curso, percepção do prestígio e identificação com a profissão: uma análise junto a estudantes de administração e contabilidade
DOI:
https://doi.org/10.5902/19834659612Abstract
O propósito desta pesquisa foi o de analisar como os estudantes de Administração e de Contabilidade avaliam o curso e a profissão, considerando as perspectivas do valor no serviço recebido, do prestígio percebido na profissão e da identificação com a profissão. Foi realizada uma revisão de literatura sobre valor, prestígio e identificação, além de um estudo de campo junto a 337estudantes dos dois cursos, na cidade de Fortaleza. Os dados foram avaliados por meio de análises descritivas, análise de variância e análise de regressão múltipla. Quanto aos resultados, é possível destacar que: (1) as avaliações variam por curso, com os estudantes de Contabilidade percebendo mais valor do que os de Administração; (2) os principais fatores de influência sobre a percepção geral de valor foram: relação entre preço e qualidade, reputação da instituição, valor epistêmico e valor emocional. Os resultados indicam elementos para que gestores de cursos e de instituições educacionais possam planejar mais adequadamente a formação e desenvolver ações para manter a motivação dos alunos com o seu curso e com a sua profissão.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Until 2023, copyright was transferred by the authors to ReA/UFSM. As of 2024, the authors of articles published by the journal retain the copyright to their work. ReA/UFSM operates under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which permits unrestricted reuse and distribution of articles, provided the original work is properly cited.

