Medida de criatividade e inovação: evidências de validade no contexto brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465929169Palabras clave:
Criatividade, Inovação, Organização, Validação de medidaResumen
O artigo tem o objetivo de explorar as evidências de validade da Medida de Fatores de Criatividade e Inovação Organizacional (FINO) em uma amostra brasileira e averiguar o poder preditivo dos fatores individuais, grupais e organizacionais na percepção de inovação na organização. Evidências de validade do inventário foram encontradas em estudo anterior com trabalhadores do País Vasco e países Latino-americanos. Participaram do estudo tipo survey 265 trabalhadores de diversas organizações. Foram realizadas análise fatorial confirmatória (AFC) e análise de regressão linear com variáveis observáveis por modelagens de equações estruturais. Os resultados da AFC apontam que o modelo de melhor ajuste é o de oito fatores correlacionados. A regressão linear sugere que os fatores Características do Trabalho, Liderança e Traços Pessoais Pró-Criatividade e Inovação predizem a percepção de inovação na organização.
Descargas
Citas
ALENCAR, E. M. L. S.; BRUNO-FARIA, M. F.; FLEITH, D. A medida de criatividade: possibilidades e desafios [Measuring creativity: possibilities and challenges]. In: ______ (Ed.). Medidas de criatividade: teoria e prática [Measures of creativity: theory and practice]. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 11-34.
AMABILE, T. M. Creativity and innovation in organizations. Boston: Harvard Business School, 1996.
______________. Componential theory of creativity. Boston, MA: Harvard Business School, 2012.
______________; GRYSKIEWICZ. N.D. The creative environment scales: Work environment inventory. Creativity Research Journal, v. 24, p. 231-253, 1989. Doi: 10.1080/10400418909534321.
BEDANI, M. O impacto dos valores organizacionais na percepção de estímulos e barreiras à criatividade no ambiente de trabalho [The impact of organizational values on the perception of stimuli and barriers to creativity in the work environment]. RAM-Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, v. 13, n. 3, p. 150-176, 2012. Available in: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712012000300008&lng=en&nrm=iso>. Accessed on: 13/03/2017.
BINNEWIES, C.; GROMER, M. Creativity and innovation at work: The role of work characteristics and personal initiative. Psicothema, Oviedo, v. 24, n. 1, p. 100-105, 2012. Available in: <http://www.psicothema.com/psicothema.asp?ID=3985>. Accessed on: 13/03/2017.
BRUNO-FARIA, M. F.; FONSECA, M. V. A. Culture of Innovation: Concepts and Theoretical Models. RAC-Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 18, n. 4, p. 372-396, 2014. Available in: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-
&lng=en&nrm=iso>. Accessed on: 13/03/2017.
BUENO, B.; BALESTRIN, A. Inovação Colaborativa: Uma abordagem aberta no desenvolvimento de novos produtos [Collaborative Innovation: An open approach to new product development]. RAE-Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 52, n. 5, p. 517-530, 2012. Available in: <http://search.proquest.com/openview/88b7cb697e345b82e08dd63c5c45c459/1?pq-origsite=gscholar&cbl=19003>. Accessed on: 13/03/2017.
CHESBROUGH, H.W. Open Innovation: The new imperative for creating and profiting. Boston, Massachusetts: Harvard Business School Publishing Corporation, 2006.
CLARK, C. B.; WHEELWRIGHT. S.C. Managing New Product and Process Development: Text and Cases. New York: The Free Press, 1993.
DA COSTA, S.; PAÉZ, D.; GONDIM, S. M. G.; RODRIGUEZ, M.; MAZZIERI, S.; TORRES, A.; PERSONAS, G.; SANCHEZ, F.; JIMÉNEZ, P. Percepción de Innovación en organizaciones de España y América Latina [Perception of Innovation in organizations in Spain and Latin America]. Universitas Psychologica, Colombia, v. 15, n. 4, 2016. Available in: <http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/revPsycho/article/view/13440>. Accessed on: 13/03/2017.
DA COSTA, S.; PÁEZ, D.; SÁNCHEZ, F.; GARAIGORDOBIL, M.; GONDIM, S. M.G. Personal factors of creativity: a second order meta-analysis. Journal of Work and Organizational Psychology, Madrid, v. 31, n. 3, p. 165-173, 2015. Available in: <http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1576596215000407>. Accessed on: 13/03/2017.
DA COSTA, S.; PÁEZ, D.; SÁNCHEZ, F.; GONDIM, S. M. G.; RODRIGUEZ, M. Factores favorables a la innovación en las organizaciones: una integración de meta-análisis [Factors favorable to innovation in organizations: an integration of meta-analysis]. Journal of Work and Organizational Psychology, Madrid, v. 30, n. 2, p. 67-74, 2014. Available in: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=231331497005>. Accessed on: 13/03/2017.
DE PAULA, H. C.; STARLING, D. B.; NASCIMENTO, J. F.; BARBOSA, F. V. Mensuração da inovação em empresas de base tecnológica [Measurement of innovation in technology-based companies]. RAI-Revista de Administração e Inovação, São Paulo, v. 12, n. 4, p. 232-253, 2015. Available in: <http://www.revistas.usp.br/rai/article/view/102277>. Accessed on: 13/03/2017.
DEWES, F.; NEVES, F. M.; JUNG, C. F.; TEN CATEN, C. S. Ambientes e estímulos favoráveis à criatividade aplicada a processos de inovação de produtos [Environments and stimuli favorable to creativity applied to product innovation processes]. Revista Venezolana de Gestión Tecnológica (Espacios), Caracas, v. 38, n. 8, p. 1-16, 2012. Available in: <https://www.researchgate.net/profile/Carla_Caten/publication/299484781_Ambientes_e_estimulos_favoraveis_a_criatividade_aplicada_a_processos_de_inovacao_de_produtos/links/56fae79a08aef6d10d9050fd.pdf>. Accessed on: 13/03/2017.
ESTEVES, K.; FELDMANN, P. R. Why Brazil doesn't innovate: a comparison among nations. RAI-Revista de Administração e Inovação, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 63-82, 2016. Available in: <http://www.revistas.usp.br/rai/article/view/110635/110465>. Accessed on: 13/03/2017.
FIELD, A. Descobrindo a estatística usando o SPSS [Discovering statistics using SPSS]. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
FREEMAN, C. Technology policy and economic performance. London: Pinter Publishers London and New York, 1987
GONDIM, S. M. G.; LOIOLA, E.; DE MORAIS, F. A.; DA COSTA, S. C.; PAÉZ, D.; RODRÍGUES, M.; LIMA, D.; MOURÃO, L. Creativity and innovation as defined by workers. REAd-Revista Eletrônica de Administração, Porto Alegre, v. 82 n. 3, p. 549-575, 2015. Available in: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-23112015000300549>. Accessed on: 13/03/2017.
HAMMOND, M.; NEFF, N.; FARR, J.; SCHWALL, A.; ZHAO, X. Predictors of Individual- Level Innovation at Work: A Meta-Analysis. Psychology of Aesthetics, Creativity, and the Arts, Washington, v. 5, n. 1, p. 90-105, 2011. Available in: <http://psycnet-apaorg.ez10.periodicos.capes.gov.br/journals/aca/5/1/90/>. Accessed on: 13/03/2017.
HAN, J. H.; JUNG, J. T.; JOO, H. K. A Study on Effects of Creativity to Organizational Innovation. Indian Journal of Science and Technology, Chennai, v. 8, n. 24, p. 1-13, 2015. Available in: < http://www.indjst.org/index.php/indjst/article/view/80245>. Accessed on: 13/03/2017.
HÜLSHEGER, U.; ANDERSON, N.; SALGADO, J. Team-Level Predictors of Innovation at Work: A Comprehensive Meta-Analysis Spanning Three Decades of Research. Journal of Applied Psychology, Washington, v. 94, n. 5, p. 1128-1145, 2009. Available in: <http://psycnet-apa-org.ez10.periodicos.capes.gov.br/journals/apl/94/5/1128.pdf>. Accessed on: 13/03/2017.
ISMAIL, W.K.W.; ABDMAJID, R. Framework of the culture of innovation: a revisit. Journal Kemanusiaan, v. 9, p. 38-49, 2007.
JIANG, W.; GU, Q.; WANG, G. G. To Guide or to Divide: The Dual-Side Effects of Transformational Leadership on Team Innovation. Journal of Business and Psychology, Nova York, v. 30, n. 4, p. 677-691, 2015. Available in: <https://link.springer.com/article/10.1007/s10869-014-9395-0>. Accessed on: 13/03/2017.
MARÔCO, J. Análise de Equações Estruturais: Fundamentos teóricos, software e aplicações [Analysis of Structural Equations: Theoretical fundamentals, software, and applications]. Portugal: Report Number, 2014.
MARKS, A.; HUZZARD, T. Creativity and workplace attractiveness in professional employment. Journal of Human Resource Costing & Accounting, Bingley, v. 12, n. 3, p. 225-239, 2008. Available in: <http://www-emeraldinsight-com.ez10.periodicos.capes.gov.br/doi/full/10.1108/14013380810919868>. Accessed on: 13/03/2017.
MASLOW, A. H. Creativity in self-actualizing people. In: Anderson, H. H. (Ed.). Creativity and its cultivation. New York: Harper & Row, 1959, p. 83-95.
MINTZBERG, H. Criando organizações eficazes: estruturas em cinco configurações [Creating effective organizations: structures in five configurations]. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
NARANJO-VALENCIA, J. C.; JIMÉNEZ-JIMÉNEZ, D.; SANZ-VALLE, R. Studying the links between organizational culture, innovation, and performance in Spanish companies. Revista Latinoamericana de Psicología, Bogotá, v. 48, n. 1, p. 30-41, 2016. Available in: <http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0120053415000436>. Accessed on: 13/03/2017.
OLIVEIRA BRASIL, M. V.; GONDIM NOGUEIRA, C. A.; ARRUDA CAVALCANTE FORTE, S. H. Schumpeter e o Desenvolvimento Tecnológico: uma visão aplicada às Pequenas e Médias Empresas (PMEs) [Schumpeter and Technological Development: a vision applied to Small and Medium-sized Enterprises (SMEs)]. Revista de Ciências da Administração, v. 13, n. 29, p. 38-62, 2011.
PARKER, S. K. Beyond Motivation: Job and Work Design for Development, Health, Ambidexterity, and More. The Annual Review of Psychology, Australia, v. 65, p. 661-691, 2014. Available in: <https://goal-lab.psych.umn.edu/orgPsych/readings/5.%20Motivation/Parker%20(2014)%20Beyond%20motivation%20-%20job%20and%20work%20design.pdf>. Accessed on: 13/03/2017.
RODRIGUES, A.P.; VELOSO, A. Contribuição da gestão de recursos humanos para a criatividade e inovação organizacional [Contribution of human resources management to organizational creativity and innovation]. Revista: Psicologia, Organizações e Trabalho, Florianópolis, v. 13, n. 3, p.2 93-308, 2013. Available in: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-66572013000300007&lng=pt&tlng=pt>. Accessed on: 13/03/2017.
ROGERS, C. R. Toward a theory of creativity. In: ANDERSON, H. H. (Ed.). Creativity and its cultivation. New York: Harper & Row, 1959, p. 69-82.
RUNCO, M. A.; JAEGER, G. J. The standard definition of creativity. Creativity Research, Georgia, v. 24, n. 1, p. 92-96, 2012. Available in: <http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/10400419.2012.650092?journalCode=hcrj20>. Accessed on: 13/03/2017.
SANTOS, N.; BRONZO, M.; OLIVEIRA, M.; RESENDE, P. Cultura Organizacional, Estrutura Organizacional e Gestão de Pessoas como Bases para uma Gestão Orientada por Processos e seus Impactos no Desempenho Organizacional [Organizational Culture, Organizational Structure, and People Management as Bases for Process-Oriented Management and its Impacts on Organizational Performance]. Brazilian Business Review, Vitória, v. 11, n. 3, p. 106-129, 2014. Available in: <http://www.redalyc.org/pdf/1230/123031118005.pdf>. Accessed on: 13/03/2017.
SANTOS, A. B. A.; FAZION, C. B.; MEROE, G. P. S. Inovação: Um estudo
sobre o conceito de Schumpeter [Innovation: A study of the Schumpeter concept]. Cadernos de Administração, v. 5, n. 1, p. 1-16, 2011.
Available in: <https://revistas.pucsp.br/index.php/caadm/article/view/9014/6623>. Accessed on: 13/03/2017.
SCHUMPETER, J. A. A teoria do desenvolvimento econômico [The theory of economic development]. São Paulo: Nova Cultural, 1988.
SOUZA, J. C.; BRUNO-FARIA, M. F. The innovation process in the organizational context: an analysis of helping and hindering factors. Brazilian Business Review, Vitória, v. 10, n. 3, p. 108-129, 2013. Available in: <http://web.b-ebscohost-com.ez10.periodicos.capes.gov.br/ehost/detail/detail?sid=ed580919-23a1-420a-899a-ef9449318443%40sessionmgr120&vid=0&hid=102&bdata=Jmxhbmc9cHQtYnImc2l0ZT1laG9zdC1saXZl#AN=22518144&db=mdc>. Accessed on: 13/03/2017.
TORRANCE, E. P. The Torrance Tests of Creative Thinking – Norms-Technical Manual Research Edition – Verbal Tests, Forms A and B – Figural Tests, Forms A and B. Princeton, NJ: Personnel Press, 1966.
______. Norms technical manual: Torrance Tests of Creative Thinking. Lexington, Mass: Ginn and Co, 1974.
URBAN, K. K.; JELLEN, H. G. Tests for Creative Thinking – Drawing Production (TCT-DP). Lisse: Swets and Zeitlinger, 1996.
VALLADARES, P. S. D. A.; VASCONCELLOS, M. A. DE; DI SERIO, L. C. Capacidade de Inovação: Revisão Sistemática da Literatura [Innovation Capacity: a Systematic Review of the Literature]. RAC Revista de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 18, n. 5, p. 598-626, 2014. Available in: <http://www.anpad.org.br/periodicos/arq_pdf/a_1502.pdf>. Accessed on: 13/03/2017.
WECHSLER, S. M. Criatividade e inovação no contexto brasileiro. In: 1ª Congresso Internacional de Criatividade e Inovação, 2011 [Creativity and innovation in the Brazilian context. In: 1st International Congress on Creativity and Innovation, 2011]. Manaus. Anais: Trabalhos Completos do 1º Congresso Internacional de Criatividade e Inovação. Manaus: CRIABRASILIS, 2011, p. 29-42.
ZHOU, J.; HOEVER, I. J. Research on workplace creativity: A review and redirection. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behaviour, Palo Alto, v. 1, n. 1, p. 333-359, 2014. Available in: <http://annualreviews.org/doi/abs/10.1146/annurev-orgpsych-031413-091226>. Accessed on: 13/03/2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor y licencias: esta revista sigue siendo el titular de los derechos de autor de los artículos publicados. Para ser publicado, los autores deben firmar la Carta de transferencia de derechos de autor, que se envía a los autores por correo electrónico, otorgando derechos, incluida la traducción, a ReA / UFSM. La revista otorga a terceros el derecho a usar, reproducir y compartir el artículo de acuerdo con el acuerdo de licencia Creative Commons (CC-BY 4.0), como se indica en los documentos PDF de los artículos.