Social benefits programs for professionals brazilian as a way of retain talent: an exploratory study

Authors

  • José Alberto Carvalho dos Santos Claro Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
  • Rogério Augusto Profeta Universidade de Sorocaba - UNISO

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465915510

Abstract

Had as objective to study what kinds of social benefits (BS) are available to professionals in Brazil and in which sectors of economic activity. Literature 35 BS types were identified. Data were collected by mail with the 4560 professional on LinkedIn and supplemented by snowball technique. 1781 responses were received and conducted a descriptive analysis. It was found ten BS are the most recurrent in the organizations studied (present in more than 50%) and seven other BS are among the least offered (present in less than 15%). It was concluded that the supply of BS prevails in five sectors of economic activity.

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Author Biographies

José Alberto Carvalho dos Santos Claro, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Professor Adjunto Nível A.I. de Administração, com Dedicação Exclusiva, na UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista, IMar - Instituto do Mar, Departamento de Ciências do Mar (DCMar). Orientador PIBIC-CNPq e Monitoria. Pesquisador do Laboratório de Pesquisas em Interações Sociotecnicoambientais (LISTA-UNIFESP). Professor credenciado no Programa de Pós-Graduação (Mestrado Profissional) em Gestão de Políticas e Organizações Públicas (UNIFESP-EPPEN-Escola Paulista de Política, Economia e Negócios-Campus Osasco). Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Santos (1992), mestrado em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo (1998) e doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2002). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: administração, organizações, marketing, consumidor, educação continuada, consumo, sustentabilidade, sociedade e o mar, e comunicação científica. Experiência docente desde 1996 em cursos de graduação, especialização e mestrado. Experiência como consultor e gestor. Foi coordenador geral de pós-graduação (equivalente pro-reitoria) e de programa de mestrado em Administração e editor de revistas científicas. A partir de 2007 exerce o cargo de Diretor de Relações Institucionais do IMPACTO - Instituto Metropolitano de Pesquisas Acadêmicas e Consultoria Técnico-Operacional. Avaliador ad-hoc do INEP-MEC desde 2002 e do CEE-SP (Conselho Estadual de Educação de São Paulo) desde 2013. Parecerista de Agências de Fomento: MEC e CNPq. Foi líder do Grupo de Pesquisa do CNPq (Competitividade Regional e Desafios Estratégicos, com projeto de pesquisa com o mesmo nome, da Linha de Pesquisa Estratégia e Competitividade). Pesquisador Visitante da PUC-SP e membro do Grupo de Pesquisa Estudos em Competitividade e Estratégia Internacional, na linha de pesquisa Estratégia e Competitividade. Exerce ainda o papel de Editor da Revista Organizações em Contexto - ROC (QUALIS CAPES B2). Orientador Bolsista de Agentes Locais de Inovação (ALI) pelo CNPq e SEBRAE (Santos e São Paulo-Centro) modalidade Bolsista de Extensão no País do CNPq - Nível A (01/10/2012 a 30/09/2014). Voluntário em várias organizações do terceiro setor. E-mail: albertoclaro@albertoclaro.pro.br

Rogério Augusto Profeta, Universidade de Sorocaba - UNISO

Possui graduação em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Sorocaba (1984), Especialização em Gestão da Produção e materiais (FACCAS 1986), Especialização em Administração Industrial (FCAV - USP 1987), mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é Pró-Reitor Administrativo da Uniso (desde junho de 2007) e Secretário Executivo da Fundação Dom Aguirre - mantenedora da Uniso (desde abril de 2008). Atuou em empresas multinacionais de grande porte de Sorocaba (J I Case - 1982 a 1986; Moto Peças - 1986 a 1991 e YKK Zíper - 1991 a 1996). Iniciou carraira acadêmica em 1988. Foi professor e Coordenador de Cursos: Administração (entre 1994 e 2007), Gestão da Produção Industrial e Gestão de Logística (entre 2005 e 2007) na Universidade de Sorocaba. Foi representante Institucional da Uniso na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, regional Sorocaba (até 2009), Professor visitante da Universidade Metodista de Piracicaba, Professor visitante - FATEC - Sorocaba - Fundação Paula Souza, participou de Projetos de Pesquisa financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração da Produção e Logística, atuando principalmente nos seguintes temas: produção, logística, estratégia, qualidade, produtividade, inovação e just in time. Realizou consultorias de gestão em empresas de Sorocaba e São Paulo. Desenvolve trabalho de consultoria Ad Hoc junto ao INEP em processos de avaliação de cursos de Graduação.

Published

2018-06-04

How to Cite

Claro, J. A. C. dos S., & Profeta, R. A. (2018). Social benefits programs for professionals brazilian as a way of retain talent: an exploratory study. Revista De Administração Da UFSM, 11(1), 117–134. https://doi.org/10.5902/1983465915510

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