Adoção de tecnologia da informação e sua relação com a gestão de negócios em Micro e Pequenas Empresas (MPES)

Guilherme Lerch Lunardi, Décio Bittencourt Dolci, Pietro Cunha Dolci

Resumo


É amplamente reconhecida a importância das micro e pequenas empresas (MPEs) para um país atingir e sustentar o seu desenvolvimento socioeconômico. Na medida em que a aquisição de tecnologia da informação (TI) se torna mais acessível financeiramente, populariza-se o seu uso nos negócios dessas empresas. O presente artigo tem por objetivo compreender melhor a adoção da TI e sua associação com diferentes atividades administrativas nas MPEs. Realizou-se uma pesquisa survey com 4.341 MPEs localizadas no Rio Grande do Sul, cujos respondentes foram os proprietários de suas empresas. O instrumento utilizado avaliou dez dimensões da gestão de negócios: Planejamento, Clientes, Pessoas, Fornecedores, Qualidade e Produtividade, Ponto de Venda, Estoques, Vendas, Crédito e Caixa, além de outras variáveis categóricas. Os resultados mostram diferenças significativas entre as empresas informatizadas e não informatizadas, tanto em termos do seu perfil quanto na gestão de negócios das empresas que adotaram computadores e internet. Também o estudo revelou uma relação positiva entre a quantidade de recursos computacionais disponibilizados na empresa e o nível de atividades administrativas realizadas.


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DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1983465913012

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Revista de Administração da UFSM. Brazilian Journal of Management

Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, eISSN 1983-4659