Estratégias de legitimidade de Suchman evidenciadas pelas empresas brasileiras destinatárias do pedido do Carbon Disclosure Project

Luana das Graças Queiroz de Farias, José Célio Silveira Andrade, Sônia Maria Silva Gomes

Resumo


Este artigo é fruto de uma tese de doutorado, oriunda de uma pesquisa exploratória realizada com dez casos empíricos. O Carbon Disclosure Project/Investidores no Brasil foi objeto de estudo dessa pesquisa. Criado em 2000, esse programa vem desempenhando um papel importante na evidenciação socioambiental, visando aumentar a transparência em torno dos riscos e das oportunidades relacionados à mudança climática. O estudo identificou as tipologias de estratégias de legitimidade de Suchman (1995) mais evidenciadas pelas empresas brasileiras destinatárias do pedido do Carbon Disclosure Project (CDP) no período de 2006 a 2010. Adotou-se a abordagem qualitativa e a técnica de análise de conteúdo para análise dos dados. Os dados primários foram coletados por meio de questionário, e os secundários foram obtidos nos sites institucionais, relatórios do CDP e do registro público de emissões da Fundação Getulio Vargas. Constatou-se a presença das estratégias de legitimidade propostas por Suchman. A legitimidade pragmática e o critério ganho obtiveram o maior número de citações, respectivamente 377 e 495. O item mais citado em todos os dez estudos de caso foi responder às necessidades dos stakeholders, com 335 sentenças. Desse modo, pôde-se inferir que o CDP vem sendo considerado pelas empresas brasileiras como um mecanismo para obter aceitação e legitimidade perante as suas partes interessadas.


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DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1983465912677

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Revista de Administração da UFSM. Brazilian Journal of Management

Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, eISSN 1983-4659