Strategic management of sustainability and innovation

Authors

  • Vanessa Cuzziol Pinsky Universidade de São Paulo
  • João Luiz Dias FEA/Universidade de São Paulo
  • Isak Kruglianskas FEA/USP

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465910020

Abstract

The sustainable development, global competitiveness and rapid technological change increasingly challenge companies to innovate with a focus on sustainability. The objectives of this study were to identify the critical success factors in business management and identify the challenges to implement sustainable products. This is an exploratory, descriptive and qualitative research, using the case study method. Data were collected through semi-structured and in-depth interviews with executives from the marketing and innovation departments, complemented by secondary sources, including sustainability reports, websites and other company documents. The content analysis revealed the critical success factors to implement sustainable products, highlighting the involvement of senior leadership, setting goals and long term vision, the involvement of the value chain in the search for sustainable solutions and have a area of innovation with sustainability goals. The key challenges identified are related to the involvement of the supply chain, using the principles of the life cycle assessment, marketing communication and measurement of results and environmental benefits.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Vanessa Cuzziol Pinsky, Universidade de São Paulo

Possui 18 anos de experiência profissional nas áreas de sustentabilidade, investimento social privado, assuntos corporativos e marketing, tendo atuado em grandes empresas nos setores financeiro e de tecnologia da informação. Bacharel em comunicação social, possui MBA em marketing pela ESPM e MBA em empreendedorismo social pela FIA, além de cursos de extensão universitária e residência no exterior. Fluente em inglês. Atualmente é pesquisadora e mestranda do curso de pós-graduação em administração da FEA, na Universidade de São Paulo. Sua linha de pesquisa é sustentabilidade e inovação.

João Luiz Dias, FEA/Universidade de São Paulo

Graduação em Engenharia Aeronáutica, ITA. Consultor (planejamento estratégico, avaliação de desempenho de empresas, avaliação monetária de empresas). Foi aluno especial no curso de pós-graduação na FEA/USP.

Isak Kruglianskas, FEA/USP

Professor titular do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Coordenador dos curso MBA-CTI - Conhecimento, Tecnologia e Inovação e da Pós Graduação em Sustentabilidade da Fundação Instituto de Administração (FIA). Engenheiro de produção pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). Coordenador do PROGESA – Programa de Gestão Estratégica Socioambiental da FIA.  Mestre e doutor em administração pela FEA/USP. Cursos de aperfeiçoamento na Northwestern University e Vanderbilt University (EUA) e CNAM (França). Professor Visitant da Bentley School e Youngstown State University (EUA). Consultor de empresas, instituições nacionais e internacionais em gerenciamento de projetos e programas.   Membro de comissões científicas e organização de eventos científicos nacionais e internacionais como: IAMOT, ALTEC, ENGEMA e PGT. Consultor de organizações nacionais e internacionais tais como: OPAS, OEA, IICA, CAPES, FAPESP e CNPq. Membro dos conselhos editoriais das revistas: Revista Administração em Diálogo-PUC, Revista Venezoelana de Gestion Tecnológica. Autor de mais de 330 publicações entre artigos em periódicos e em anais de reuniões científicas, capítulos de livros e livros sobre temas de administração relacionados com gestão da inovação, gestão de projetos e gestão ambiental.

Published

2013-09-30

How to Cite

Pinsky, V. C., Dias, J. L., & Kruglianskas, I. (2013). Strategic management of sustainability and innovation. Revista De Administração Da UFSM, 6(3), 465–480. https://doi.org/10.5902/1983465910020

Issue

Section

Articles

Most read articles by the same author(s)