Gestão estratégica da sustentabilidade e inovação

Autores

  • Vanessa Cuzziol Pinsky Universidade de São Paulo
  • João Luiz Dias FEA/Universidade de São Paulo
  • Isak Kruglianskas FEA/USP

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465910020

Resumo

O desenvolvimento sustentável, a competitividade global e a rápida transformação tecnológica desafiam cada vez mais as empresas a inovar com foco na sustentabilidade. Os objetivos deste estudo foram mapear os fatores críticos de sucesso na gestão empresarial e identificar os desafios para a criação de produtos sustentáveis. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa e descritiva, que utilizou o método de estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e em profundidade com executivos das áreas de marketing e inovação e complementados com fontes secundárias. A análise do conteúdo evidenciou os fatores críticos de sucesso para a criação de produtos sustentáveis, dos quais se destacaram o engajamento da alta liderança, o estabelecimento de metas, a visão de longo prazo, o envolvimento da cadeia de valor na busca de soluções sustentáveis e a determinação de metas de sustentabilidade. Os principais desafios identificados estão relacionados com o envolvimento da cadeia de suprimentos, a utilização dos princípios da análise de ciclo de vida de produto, a comunicação e a mensuração dos resultados e dos benefícios ambientais.

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Biografia do Autor

Vanessa Cuzziol Pinsky, Universidade de São Paulo

Possui 18 anos de experiência profissional nas áreas de sustentabilidade, investimento social privado, assuntos corporativos e marketing, tendo atuado em grandes empresas nos setores financeiro e de tecnologia da informação. Bacharel em comunicação social, possui MBA em marketing pela ESPM e MBA em empreendedorismo social pela FIA, além de cursos de extensão universitária e residência no exterior. Fluente em inglês. Atualmente é pesquisadora e mestranda do curso de pós-graduação em administração da FEA, na Universidade de São Paulo. Sua linha de pesquisa é sustentabilidade e inovação.

João Luiz Dias, FEA/Universidade de São Paulo

Graduação em Engenharia Aeronáutica, ITA. Consultor (planejamento estratégico, avaliação de desempenho de empresas, avaliação monetária de empresas). Foi aluno especial no curso de pós-graduação na FEA/USP.

Isak Kruglianskas, FEA/USP

Professor titular do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Coordenador dos curso MBA-CTI - Conhecimento, Tecnologia e Inovação e da Pós Graduação em Sustentabilidade da Fundação Instituto de Administração (FIA). Engenheiro de produção pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). Coordenador do PROGESA – Programa de Gestão Estratégica Socioambiental da FIA.  Mestre e doutor em administração pela FEA/USP. Cursos de aperfeiçoamento na Northwestern University e Vanderbilt University (EUA) e CNAM (França). Professor Visitant da Bentley School e Youngstown State University (EUA). Consultor de empresas, instituições nacionais e internacionais em gerenciamento de projetos e programas.   Membro de comissões científicas e organização de eventos científicos nacionais e internacionais como: IAMOT, ALTEC, ENGEMA e PGT. Consultor de organizações nacionais e internacionais tais como: OPAS, OEA, IICA, CAPES, FAPESP e CNPq. Membro dos conselhos editoriais das revistas: Revista Administração em Diálogo-PUC, Revista Venezoelana de Gestion Tecnológica. Autor de mais de 330 publicações entre artigos em periódicos e em anais de reuniões científicas, capítulos de livros e livros sobre temas de administração relacionados com gestão da inovação, gestão de projetos e gestão ambiental.

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Publicado

2013-09-30

Como Citar

Pinsky, V. C., Dias, J. L., & Kruglianskas, I. (2013). Gestão estratégica da sustentabilidade e inovação. Revista De Administração Da UFSM, 6(3), 465–480. https://doi.org/10.5902/1983465910020

Edição

Seção

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