MONITORIAS: ESPAÇOS DE APRENDIZAGENS NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.5902/2526629264227Parole chiave:
Ensino Superior, Monitoria acadêmica, Aprendizagem.Abstract
A monitoria no ensino superior foi constituída legalmente para apoiar o docente
em suas atividades de ensino, de pesquisa e de extensão, além de despertar
no aluno-monitor o interesse pela carreira docente. Diante disso, neste estudo,
realizou-se uma pesquisa para conhecer e descrever as ações de monitoria dos
cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), buscando
verificar como essas ações são desenvolvidas nesse espaço acadêmico, sob a
ótica dos alunos-monitores. Os 58 participantes voluntários da pesquisa mostraram que cumprem a carga horária mínima de 8 horas semanais e que realmente concentram seu trabalho no auxílio ao professor em atividades de ensino. Além disso, as monitorias mostram avanços e resultados positivos na aprendizagem dos estudantes que a procuram, além de favorecerem positivamente sua formação acadêmica. Quanto a orientação e/ou supervisão recebida, quase metade dos pesquisados não percebem intensamente a interação e a ação do professor orientador nas suas atividades. Os resultados também mostraram que o aluno-monitor, em sua maioria, não está exercendo apoio ao docente em atividades de pesquisa, de extensão ou de iniciação científica. Assim, observou-se a necessidade de atualização da legislação interna que normatiza as bolsas de monitoria na instituição com a participação de toda a comunidade acadêmica.
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