À propos de cette revue

Foco e Escopo

A Revista Práticas em Administração Pública -PAP  (ISSN 2526-6292) tem como escopo contribuir para o debate e a construção do conhecimento em: Governança e Administração Pública, Políticas Econômicas e Planejamento Governamental, Contabilidade Pública, Direito Econômico e Sociologia das Organizações, Políticas Públicas e outras.

A revista está aberta às contribuições nacionais e internacionais de todas as áreas de conhecimento preocupadas com a efetividade e equidade da ação pública, entre as quais se destacam: Administração e Desenvolvimento; Administração Pública; Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas; Estudos Organizacionais; Gestão Social; Movimentos Sociais; Política Pública.

Tem como missão avançar nas fronteiras do conhecimento na área de Administração Pública através da publicação de artigos que visem o aprofundamento dos mecanismos e ações para uma Gestão Pública mais eficiente e menos burocrática contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do país, a melhoria dos padrões éticos nacionais e para a inserção do país no cenário internacional.

A Revista Práticas em Administração Pública é um periódico em meio eletrônico, quadrimestral, que visa divulgar a produção  na área de Administração Pública, tornar públicas as tecnologias de gestão desenvolvidas pela academia e contribuir para o desenvolvimento de instrumentos que facilitem a difusão e a avaliação desta produção.

Processo de Avaliação pelos Pares

Inicialmente os trabalhos  passam por uma avaliação preliminar pelo editor (desk review), que examina a adequação do trabalho à linha editorial da revista. Sendo aprovados no desk review os  trabalhos são avaliados por dois avaliadores ad hoc à instituição, assegurando a “avaliação pelos pares à cega”.   Pelo menos um dos avaliadores deverá ser externo à instituição. Havendo discordância de decisão entre os avaliadores, o trabalho será submetido a uma terceira avaliação antes da decisão editorial.

Caso a decisão dos avaliadores indique a reformulação e, consequentemente uma nova submissão, o artigo entra na segunda rodada de avaliação, sendo realizada, preferencialmente pelos mesmos avaliadores participantes da primeira etapa, como especificado no fluxograma abaixo.

 

Figura 1: Passos para a avaliação dos artigos enviados para a PAP.

 

Periodicidade

A revista PAP - Práticas de Administração Pública adota o fluxo de publicação contínua. A periodicidade até 2022 era Quadrimestral. 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Código de Ética

A revista PAP- Práticas de Administração Pública adota o Manual de boas práticas da ANPAD - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração

 

Taxas de Submissão e Publicação

A revista PAP- Práticas de Administração Pública não cobra taxas para submissão ou publicação dos artigos.

Bases e Indexadores

Latindex  -Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

 
DOAJ -Directory of Open Acess Journals
 
Sumários.org Sumários de Revistas Brasileiras
 
DIADORIM  Diretório de políticas editoriais das revistas científicas brasileiras  
 
ROAD Diretory of Open Acess Scholary Resources
 
SPELL Scientific Periodicals Electronic Library 

Histórico do periódico

A Revista PAP-Práticas de Administração Pública é um periódico do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas  e do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública do Centro de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal de Santa Maria.

 

Foi lançada em outubro de 2016. Aprovada pelo Comitê Editorial no dia 11 e disponibilizada on-line no dia 24.