Gerenciamento das comunicações do projeto: relação governo-cidadão na reestruturação do website de uma prefeitura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2526629286287

Palabras clave:

Comunicação, Partes interessadas, Engajamento, Gestão pública, Experiência do usuário

Resumen

A transformação digital possibilita o engajamento da sociedade nos processos, produtos e serviços oferecidos pelas organizações. Na administração pública, o gerenciamento das comunicações em projetos e programas governamentais se torna um meio eficaz para a participação dos cidadãos como partes interessadas. Este artigo tem como objetivo avaliar os fatores que contribuem para o engajamento dos cidadãos em um projeto de reestruturação do website da prefeitura de um município localizado no interior da região sudeste do Brasil. A metodologia incluiu uma entrevista com o gestor responsável pelo projeto, além da aplicação de questionários de opinião pública a 180 cidadãos. A pesquisa se baseou em análise descritiva e qualitativa para uma compreensão mais aprofundada do conteúdo coletado. Os resultados revelaram pontos convergentes entre a visão da prefeitura e dos cidadãos entrevistados: ambos reconhecem a importância da comunicação entre governo e cidadãos para promover o engajamento das partes interessadas em projetos públicos. Além disso, destacaram-se expectativas significativas em relação ao projeto do novo website.

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Biografía del autor/a

Cleber dos Santos Rodrigues, Faculdade PECEGE

Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (UNISAL); Pós Graduações latu-sensu em Marketing Organizacional (UNICAMP), Gestão de Veículos de Comunicação (FCN), MBA em Gestão de Projetos (USP/ESALQ). Especialista em Projetos TI&C.

Décio Henrique Franco, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Administrador profissional, exercendo o cargo de Administrador e função de Secretário na Comissão de Pesquisa da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da UNICAMP e também Secretário do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da FOP UNICAMP. Professor universitário de cursos de Administração e de Tecnólogos de gestão, na graduação e na pós graduação em faculdades na região de Piracicaba, desde o ano de 2005. Atualmente leciona disciplinas de gestão na Faculdade de Administração e Artes de Limeira (FAAL). Orientador de Monografias dos cursos de especialização do MBA PECEGE ESALQ/USP. Avaliador do INEP/MEC para cursos de gestão.GRADUADO em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba (2000), MESTRE em Engenharia de Produção pela Universidade Metodista de Piracicaba (2006), ESPECIALISTA em Controladoria e Finanças Empresariais pela Universidade Federal de Lavras (2009), ESPECIALISTA em Marketing e Vendas pela Universidade Anhanguera Uniderp (2012), DOUTOR em Odontologia - Saúde Coletiva pela UNICAMP (2017), ESPECIALISTA em Gestão Pública em Saúde pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba - FOP/UNICAMP (2018) e ESPECIALISTA em Gestão de Pessoas em MBA da ESALQ/USP (2022). Atua na Administração com ênfase em teorias e tecnologias de gestão, administração pública, gestão de pessoas, marketing e financiamento da saúde pública. Avaliador do INEP/MEC/BASis para cursos de Administração e Tecnólogos de Gestão.

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Publicado

2024-10-30

Cómo citar

Rodrigues, C. dos S., & Franco, D. H. (2024). Gerenciamento das comunicações do projeto: relação governo-cidadão na reestruturação do website de uma prefeitura. Práticas De Administração Pública, 8, e86287. https://doi.org/10.5902/2526629286287