Desenvolvimento profissional e gestão de carreiras no ensino de graduação: relato de uma disciplina optativa no bacharelado em Gestão de Políticas Públicas da USP
DOI:
https://doi.org/10.5902/2526629271077Palabras clave:
Educação superior, Metodologias ativas de ensino, Carreiras em Gestão e Políticas PúblicasResumen
Este trabalho descreve e analisa a oferta de uma disciplina optativa no curso de bacharelado em Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, baseada em uma metodologia ativa e que inter-relaciona autoconhecimento, propósito de vida e gestão de carreira. Trata-se de um relato de experiência que se justifica, academicamente, pela abordagem não conteudista da disciplina, pela sua coprodução entre universidade e uma organização do terceiro setor e pela modalidade de ensino adotada na pandemia. Essa disciplina oportunizou aos estudantes discutirem sobre desenvolvimento profissional – a partir das competências socioemocionais –, compreenderem os mecanismos de inserção profissional no mercado de trabalho e conhecerem a trajetória de antigos alunos que trabalham em diferentes ramos de atuação.
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