Desenvolvimento profissional e gestão de carreiras no ensino de graduação: relato de uma disciplina optativa no bacharelado em Gestão de Políticas Públicas da USP

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2526629271077

Palabras clave:

Educação superior, Metodologias ativas de ensino, Carreiras em Gestão e Políticas Públicas

Resumen

Este trabalho descreve e analisa a oferta de uma disciplina optativa no curso de bacharelado em Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, baseada em uma metodologia ativa e que inter-relaciona autoconhecimento, propósito de vida e gestão de carreira. Trata-se de um relato de experiência que se justifica, academicamente, pela abordagem não conteudista da disciplina, pela sua coprodução entre universidade e uma organização do terceiro setor e pela modalidade de ensino adotada na pandemia. Essa disciplina oportunizou aos estudantes discutirem sobre desenvolvimento profissional – a partir das competências socioemocionais –, compreenderem os mecanismos de inserção profissional no mercado de trabalho e conhecerem a trajetória de antigos alunos que trabalham em diferentes ramos de atuação.

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Biografía del autor/a

Tâmara Karoline Barros de Andrade, Imaginable Futures

Magíster en Gestión y Políticas Públicas por la FGV-EAESP.

Fernando de Souza Coelho, Universidad São Paulo

Doctor en Administración Pública y Gobierno por la FGV-EAESP.

Joice Toyota Mendes, Vetor Brasil

Magíster en Educación por la Universidad de Stanford.

Gabriela Torquato Fernandez, Instituto XP

Magíster en Gestión y Políticas Públicas por la FGV-EAESP.

Citas

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Publicado

2023-12-12

Cómo citar

Andrade, T. K. B. de, Coelho, F. de S., Mendes, J. T., & Fernandez, G. T. (2023). Desenvolvimento profissional e gestão de carreiras no ensino de graduação: relato de uma disciplina optativa no bacharelado em Gestão de Políticas Públicas da USP. Práticas De Administração Pública, 6(2), 01–46. https://doi.org/10.5902/2526629271077