OS CONTEÚDOS INFORMACIONAIS E A INTERAÇÃO DA POPULAÇÃO NAS FANPAGES DE PREFEITURAS MUNICIPAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2526629264345

Palavras-chave:

Marketing, Mídias Sociais, Administração Pública, Engajamento.

Resumo

Com a expansão da tecnologia da informação, as mídias sociais ganharam
espaços nos mais diversos tipos de organizações. Para gestores de órgãos públicos, as redes sociais podem servir de ferramenta de marketing para promover programas sociais, ideias e informações, sendo uma nova forma de comunicação para interação com o cidadão (Santos, 2016). Diante disso, este estudo tem como objetivo analisar quais conteúdos informacionais nas postagens das fanpages de prefeituras gaúchas promovem maior engajamento dos cidadãos. A pesquisa se apresenta como um estudo documental, no qual foram observadas diariamente, durante o mês de agosto de 2018, as publicações e páginas do Facebook das prefeituras de Gravataí, Santa Maria e Viamão. Após as análises das fanpages, Santa Maria demonstrou um número inferior de interação do público no período. Observa-se ainda que, nas fanpages analisadas, as publicações com maior engajamento da população pertenciam à categoria Saúde, mostrando ser essa uma das categorias de maior interesse na busca por informações. Os resultados da pesquisa podem servir como elemento norteador para quem gerencia as fanpages, tanto para evidenciar as áreas de maior interesse do público quanto para buscar observar os conteúdos das demais categorias e para nivelar as postagens, no sentido de entender
como instigar maior envolvimento e participação cidadã nas redes.

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Biografia do Autor

Roni Storti De Barros, Doutorando em Administração no PPGA/UFSM e Servidor Técnico Administrativo da UFSM

Doutorando em Administração no PPGA/UFSM, Mestre em Gestão de Organizações Públicas e Servidor Técnico Administrativo da UFSM.

Caroline dos Santos Porto, PPGAP/UFSM

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública pela Universidade Federal de Santa Maria - PPGAP/UFSM.

Gabrielle Fagundes Postiglioni, PPGAP/UFSM

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública pela Universidade Federal de Santa Maria - PPGAP/UFSM.

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Publicado

2021-09-25

Como Citar

De Barros, R. S., Porto, C. dos S., & Postiglioni, G. F. (2021). OS CONTEÚDOS INFORMACIONAIS E A INTERAÇÃO DA POPULAÇÃO NAS FANPAGES DE PREFEITURAS MUNICIPAIS. Práticas De Administração Pública, 5(1), 75–93. https://doi.org/10.5902/2526629264345

Edição

Seção

Artigos