OS CONTEÚDOS INFORMACIONAIS E A INTERAÇÃO DA POPULAÇÃO NAS FANPAGES DE PREFEITURAS MUNICIPAIS
DOI:
https://doi.org/10.5902/2526629264345Keywords:
Marketing, Mídias Sociais, Administração Pública, Engajamento.Abstract
Com a expansão da tecnologia da informação, as mídias sociais ganharam
espaços nos mais diversos tipos de organizações. Para gestores de órgãos públicos, as redes sociais podem servir de ferramenta de marketing para promover programas sociais, ideias e informações, sendo uma nova forma de comunicação para interação com o cidadão (Santos, 2016). Diante disso, este estudo tem como objetivo analisar quais conteúdos informacionais nas postagens das fanpages de prefeituras gaúchas promovem maior engajamento dos cidadãos. A pesquisa se apresenta como um estudo documental, no qual foram observadas diariamente, durante o mês de agosto de 2018, as publicações e páginas do Facebook das prefeituras de Gravataí, Santa Maria e Viamão. Após as análises das fanpages, Santa Maria demonstrou um número inferior de interação do público no período. Observa-se ainda que, nas fanpages analisadas, as publicações com maior engajamento da população pertenciam à categoria Saúde, mostrando ser essa uma das categorias de maior interesse na busca por informações. Os resultados da pesquisa podem servir como elemento norteador para quem gerencia as fanpages, tanto para evidenciar as áreas de maior interesse do público quanto para buscar observar os conteúdos das demais categorias e para nivelar as postagens, no sentido de entender
como instigar maior envolvimento e participação cidadã nas redes.
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