Envíos
Lista de comprobación para la preparación de envíos
Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.Directrices para autores/as
1. NORMAS A SEREM UTILIZADAS
Veja aqui um Template para submissão.
O artigo submetido à Revista de Práticas em Administração Pública deverá ser inédito, não podendo estar sendo/ter sido submetido a outro periódico no Brasil ou no exterior. Os trabalhos publicados em anais de encontros científicos, como congressos, seminários, simpósios, etc., são considerados inéditos.
Serão aceitos trabalhos em português, espanhol e inglês.
A identificação dos autores dos trabalhos ficará restrita ao formulário de cadastro no sistema, não devendo constar qualquer identificação dos mesmos ao longo do artigo submetido. Salientamos que no processo de submissão é importante o cuidado ao realizar o preenchimento dos dados cadastrais no formulário de cadastro (nomes completos do autor e de todos os co-autores se houver, endereço residencial, endereço institucional, endereço eletrônico, telefone para contato, entre outras informações que venham a ser solicitadas).
Os trabalhos para avaliação devem ser enviados exclusivamente por meio do sistema de submissão on-line da Revista de Práticas em Administração Pública, por meio do sítio (site). Não sendo aceitos artigos por qualquer outro meio, e-mail, correio ou outra forma.
1.1 Formatação
Os artigos enviados para avaliação na Revista de Práticas de Administração Pública deverão ser digitados em Microsoft Word 2003 ou em versões superiores, em formato doc ou docx.
Quanto à formatação, deverão seguir os seguintes critérios:
- Papel: formato A4.
- Fonte: Arial, tamanho 12.
- O artigo não deverá exceder 20 páginas.
- Espaçamento entre parágrafos de 0 cm, e espaçamento entre linhas 1,5.
- Recuo especial da primeira linha: 1,25 cm.
- Margens: inferior e direita 2 cm, e esquerda e superior de 3 cm.
- Alinhamento do texto: justificado.
- Título do artigo em português, caixa alta, negrito, centralizado e tamanho 12. O título deve ser seguido por uma linha de espaçamento.
- Após o título em português, deverá constar o título em inglês, em caixa alta, centralizado, tamanho 12, sucedido por uma linha de espaçamento.
- As palavras Resumo e Abstract deverão ser escritas em caixa alta, negrito e tamanho 12.
- As palavras Palavras-chave e Keywords deverão apresentar a primeira letra em caixa alta e negrito.
- Numeração: os títulos das sessões deverão ser escritos em negrito e numerados a partir da introdução, em algarismos arábicos, alinhados à esquerda, com a primeira letra em caixa alta e padronizados da seguinte forma: 1 Introdução; 2 Referencial teórico; 3 Método de pesquisa; 4 Apresentação e discussão dos resultados; 5 Considerações finais.
- A sessão de Referências não deve ser numerada.
- Os títulos de sessões secundárias devem ser apresentados com apenas a primeira letra em caixa alta e não virão em negrito.
- Resumo: deve ser redigido em parágrafo único, com até 15 linhas, tamanho 12 e justificado.
- Abstract: deve seguir as mesmas normas do resumo.
- Palavras-chave: no máximo cinco palavras, separadas por ponto e vírgula, apenas iniciais em caixa alta, tamanho 12, justificadas.
- Keywords: devem seguir as mesmas normas das palavras-chave.
- Palavras e expressões em outro idioma devem constar em itálico.
- Tabelas devem seguir as normas da APA (2012): o título deve estar acima da tabela, no canto superior esquerdo, com a inicial em caixa alta. As tabelas devem ser numeradas com números arábicos, de forma sequencial dentro do texto. No corpo da tabela, a fonte deve estar em tamanho 10, já as notas e fonte devem estar em tamanho 9.
- Ilustrações também devem seguir as normas da APA (2012): o título deve estar abaixo da figura, numerado com algarismos arábicos, de forma sequencial dentro do texto como um todo. A fonte do corpo da figura deve ser em tamanho 10. A legenda deve ser colocada dentro dos limites da figura. Devem apresentar boa resolução, de modo que possam ser reduzidas sem perder a legibilidade.
- As fórmulas devem vir acompanhadas da demonstração, para facilitar a análise dos avaliadores, destacadas no texto e numeradas com algarismos arábicos entre parênteses, alinhados à direita.
- Notas de rodapé: em Arial, tamanho 10, alinhamento justificado, espaçamento simples entre linhas. Segundo a NBR 6.022, no caso de artigos científicos, as notas de rodapé devem aparecer no final do texto, após a conclusão e antes das Referências.
- Referências: deverão seguir as normas da APA (2012).
AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION. (2012). Manual de publicação da APA (6. ed.). Porto Alegre: Penso. 304 p. (Série Métodos de Pesquisa).
1.1.1 Citações
As supressões, interpolações, comentários, ênfases ou destaques, traduções e informações verbais devem constar da seguinte maneira:
- Supressões: [...]
- Interpolações, acréscimos ou comentários: [.]
- Ênfase ou destaque: incluir a expressão “grifo nosso”, entre parênteses, nos dados bibliográficos das citações.
- Tradução: incluir a expressão “tradução nossa”, entre parênteses, nos dados bibliográficos das citações.
- Quando se tratar de dados obtidos através de informações verbais (como, por exemplo, palestras, debates, comunicações, etc.), indicar a expressão “informal verbal”, entre parênteses, mencionando-se os dados disponíveis.
1.1.1.1 Citações no interior do texto
As citações no meio do texto devem obedecer às seguintes normas:
- Um autor: (Leipnitz, 1987).
- Dois autores: (Turner & Verhoogen, 1960).
- Três autores: (Bradley, Ramirez, & Soo, 1999).
- Seis ou mais autores: (Amaral et al., 1966).
1.1.1.2 Citações diretas
As citações diretas representam as transcrições textuais da obra de um autor consultado durante a pesquisa. Devem seguir as seguintes normas:
- Até três linhas: devem ser inseridas no texto entre aspas, seguidas da indicação da fonte (autor, ano e página). Caso, no texto original, já existam aspas, estas devem ser substituídas por aspas simples no texto.
- Com mais de três linhas: devem ser apresentadas em parágrafo distinto, com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra tamanho 11 e sem aspas, com indicação da fonte junto ao texto.
1.1.1.3 Citações indiretas
Esse tipo de citação indica um texto baseado na obra de um autor consultado durante a pesquisa e deve constar no texto de acordo com as seguintes normas:
- A indicação da página é opcional.
- Um autor: deve ser citado no meio ou no final do texto, com a indicação do ano entre parênteses. Ex.: Reis (2003).
- Dois ou mais autores: da mesma forma que a citação com um autor, os nomes devem ser citados, e o ano indicado entre parênteses. Ex: Marriam e Ceffarella (1991).
- Mais de cinco autores: o primeiro autor deve ser citado e seguido pela expressão “et al.” e o ano da obra. Ex.: Lacerda et al. (2000).
- Diversos documentos da mesma autoria: se a citação tem sua fonte em documentos publicados em anos diferentes e da mesma autoria, os anos são separados por vírgula. Ex.: (Dreyfuss, 1989, 1991, 1995).
- Diversos documentos da mesma autoria e ano de publicação: documentos de um mesmo autor, publicados em anos coincidentes, são distinguidos por letras minúsculas acrescidas ao ano. Ex: De acordo com Reeside (1927a, 1927b).
- Diversos documentos de autorias diferentes: quando a ideia é compartilhada por vários autores, citam-se os diversos autores, separando-se por ponto e vírgula. Ex: (Stephens & Gwinner, 1998; Singh & Wilkes, 1996).
1.2 Referências:
As refererências devem seguir a norma APA (2012).
Alguns exemplos:
Artigo de periódico, publicação eletrônica:
leis/LCP/Lcp101.htm
Artigos
Política padrão de seção
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Será exigida de todos os autores de artigos aceitos para publicação na PAP - Práticas de Administração Pública a Declaração de Direitos Autorais, na qual, os autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.


